Certificação

Programa de certificação busca evolução genética e excelência reprodutiva de rebanho leiteiro

GENEX + propõe linha de trabalho que beneficiará fazendas parceiras


Publicado em: 25/06/2019 às 07:00hs

Programa de certificação busca evolução genética e excelência reprodutiva de rebanho leiteiro

Durante a Megaleite 2019, maior feira da pecuária leiteira do Brasil, que ocorre entre os dias 19 e 22 de junho, no Parque da Gameleira, em Uberaba (MG), a GENEX apresenta ao mercado o GENEX +, programa de certificação recém-lançado pela empresa e que beneficiará fazendas parceiras.

Segundo Bruno Scarpa Nilo, gerente de produto leite da GENEX, o programa GENEX + se destina a produtores que já compartilham com a empresa de uma mesma filosofia de trabalho, seleção e evolução genética do rebanho. “Essas propriedades trabalham com nosso material genético, nos dão abertura dos índices zootécnicos reais e atualizados, seguem nossas indicações de acasalamento e utilizam nossos programas. São, de fato, parceiros e têm uma aliança conosco”, detalha.

O gerente acrescenta que o programa está em fase de certificação de aproximadamente 50 fazendas, que terão como contrapartida todo o suporte técnico e comercial para os produtores, não só em nível Brasil, mas também internacional. “Esse grupo de fazendas terá um amplo, contínuo e rotineiro suporte, oferecido por profissionais extremamente capacitados e que trazem experiências de outros países, além de consultores internacionais. Na parte comercial haverá condições especiais de utilização de alguns touros e preferência na importação de material genético”, acrescenta.

MilkCheck

Lançado o ano passado durante a Megaleite, o MilkCheck é um programa de gerenciamento de dados e números reprodutivos e produtivos de animais em rebanhos leiteiros. O seu objetivo é tornar mais precisas e assertivas as tomadas de decisões, já que o produtor tem como suporte a análise de dados gerada.

O grande diferencial do MilkChek, segundo Scarpa Nilo, é que o programa traz uma visão real e atualizada dos índices zootécnicos de reprodução e produção de leite da fazenda. Tem um fácil sistema de inclusão remota de dados, o que o torna prático e cômodo de ser usado. Vários aparelhos podem ser ligados à mesma fazenda e assim abastecerem de dados o programa. Ou seja, o melhor benefício é a coleta, monitoramento e facilidade de visualização dos dados.

“Gerir esses dados hoje é primordial para o sucesso de qualquer projeto, uma vez que ‘o que não se mede, não se controla’. O MilkCheck traz essa solução e apoio ao produtor, de maneira simples, prática, cooperativa e mútua de gestão. Com certeza este é o caminho que produtores de leite precisarão percorrer: tecnificar e mensurar os índices que o rebanho tem”, detalha Scarpa Nilo.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias