Capacitação

Programa capacita produtores rurais e proporciona mudança na cultura do campo

Fruto de parceria entre Sicoob e Senar Minas, iniciativa tem como pilar o desenvolvimento do produtor rural


Publicado em: 04/05/2018 às 13:00hs

Programa capacita produtores rurais e proporciona mudança na cultura do campo

Aperfeiçoar a gestão e qualidade dos processos nas propriedades rurais. Este é um dos objetivos do programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), desenvolvido pelo Sicoob em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas). Realizado desde 2006, o programa conta com ferramentas e técnicas para transformar a propriedade rural em uma empresa rural.

Com foco na valorização do ser humano e o desenvolvimento socioeconômico do produtor, o GQC busca gerar uma mudança de comportamento, transformando a realidade dos cooperados participantes e de suas famílias. Desde o seu início, a iniciativa capacitou em torno de 1.600 produtores rurais oferecendo soluções financeiras adequadas e sustentáveis aos cooperados.

Em Caratinga e região, o GQC tem sido realizado pela cooperativa Sicoob Credcooper. A iniciativa Cooperação & ReAção, cujo o foco é o desenvolvimento sustentável, tem apresentado bons resultados, sobretudo em aspecto socioeconômico. “Constatamos que o grande desafio dos nossos cooperados está em gestão, tanto nos recursos econômicos como em pessoas. Este foi o que nos levou a buscar a parceria com o GQC”, explicou o gerente de Desenvolvimento Sustentável da cooperativa, Fábio Junior Carvalho.

Entre as ações realizadas pela cooperativa está o Projeto Nascente Viva, cujo objetivo é discutir sobre meio ambiente, promover a educação ambiental, bem como propor ações positivas e práticas para preservação e recuperação de nascentes em uma abordagem ampla e de resultados de meio a logo prazo.

O projeto abrange toda a área de atuação do Sicoob Credcooper e é destinado aos cooperados, a comunidades e instituições parceiras tais como escolas e associações. Foram realizados sete seminários e recuperadas 20 nascentes.

O diretor-superintendente do Sicoob Central Crediminas, Elson Rocha Justino, destacou a importância da parceria entre o cooperativismo de crédito e o Senar. “A parceria é séria e tem o peso de duas instituições fortes e atuantes em Minas Gerais. Percebemos nossas regiões de atuação se tornarem verdadeiras salas de aula e os negócios prosperarem a ponto de melhorar o desenvolvimento de comunidades inteiras”, pontuou.

Fonte: Idea Comunicação

◄ Leia outras notícias