Certificação

Produtores de leite são atendidos no ATeG na região de Formiga, Divinópolis e Lagoa da Prata

O Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga foi sede da reunião para alinhar o trabalho que será desenvolvido em 2020 pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Leite na região


Publicado em: 20/02/2020 às 13:40hs

Produtores de leite são atendidos no ATeG na região de Formiga, Divinópolis e Lagoa da Prata

Nos municípios de Lagoa da Prata, Formiga e Divinópolis o Programa foi iniciado há sete meses, no segmento da pecuária leiteira, uma das bases da economia dessa região. O trabalho deve se prorrogar por mais 17 meses. O programa terá duração de dois anos.

O encontro contou com os técnicos do programa Ana Luiza Cardoso Garcia de Figueiredo, Carlos Vitor Gomes Rennó e Raul Ribeiro da Silveira, o supervisor Felipe Marins Barbosa e o gerente do Escritório Regional de Passos do Sistema faemg / Senar Minas, Rodrigo de Castro Diniz. As mobilizadoras Rosa Gontijo e Elena Rodrigues também participaram.

Segundo a médica veterinária Ana Luiza, que atende a região de Lagoa da Prata, a maioria dos produtores não tinha acesso às informações técnicas de relevância que poderiam melhorar a produtividade das fazendas. Trabalhando com 28 produtores, Ana disse que a reunião foi importante para que todos possam realizar o trabalho da melhor maneira possível. “Sabemos que teremos amparo e ajuda no que for necessário e aproveitamos o momento para alinhar o nosso trabalho junto aos colegas”.

A maioria das propriedades atendidas já registra aumento na produção. Em Formiga, cujo programa é atendido pelo zootecnista e mestre em produção animal Raul Ribeiro, há registros no aumento da produção em 50.000 litros entre os meses de julho/dezembro de 2019. Raul ressalta que embora o grupo seja apaixonado pela atividade, estavam desanimados com a atividade devido o baixo preço de mercado do produto.

Na região de Divinópolis o atendimento está a cargo do médico veterinário Carlos Victor. Segundo ele, o grupo atendido não tinha muitas expectativas para o setor com registro de falta de controle financeiro, gerencial e técnico. A região tem na pecuária leiteira uma das bases da sua economia. Para ele a reunião foi importante para alinhar os trabalhos junto com os demais técnicos.

Os resultados imediatos mostram a importância do Programa. “Trabalhamos nesse início do programa voltados para a alimentação do rebanho. Sem alimento, não há leite e observamos os resultados positivos”. Felipe também destaca a boa aceitação dos produtores e a mudança de comportamento quanto ao que é necessário para ajustes na gestão da propriedade.