Bovinos Leite

Produtores de leite da América Latina conhecem maior núcleo genético da atualidade nos EUA

O terceiro dia do ABS Global Experience contou com visitas a mais uma fazenda familiar – a Johnson’s Rolling Acres – e também à sede do projeto De-Novo


Publicado em: 20/09/2018 às 08:20hs

Produtores de leite da América Latina conhecem maior núcleo genético da atualidade nos EUA

O terceiro dia do ABS Global Experience contou com visitas a mais uma fazenda familiar – a Johnson’s Rolling Acres – e também à sede do projeto De-Novo, realizado entre a ABS e a De-Su, que desenvolve genética de alto nível para os clientes de todo o mundo.

A fazenda Johnson’s Rolling Acres impressionou os visitantes com a sua estrutura e o nível genético do seu rebanho. São 1280 vacas em lactação, responsáveis por uma produção de mais de 40 kg de leite por animal / dia. Anualmente, nascem 1400 bezerros na fazenda.

“O nosso objetivo é sempre aumentar a produção. Quando alcançamos uma meta, sempre queremos um pouco mais de esforço, um pouco mais de resultados. Queremos assegurar-nos que estamos tirando o máximo possível das vacas, sem deixar de lado a saúde, o conforto, a limpeza e todas as condições necessárias”, explica o proprietário, Trinity Johnson.

Os investimentos na estrutura vêm mudando a forma como o rebanho é trabalhado. Desde 1967, quando a fazenda foi fundada pela família Johnson, ele era composto por apenas 36 animais. Hoje, depois de muitas transformações, a empresa conta com um programa genético que usa 85% de touros genômicos.

“Temos dois estábulos com cross-ventilation, um deles instalado este ano”, conta outro proprietário, Mark Johnson. “Este novo usa refrigeração por meio de 24 ventiladores que puxam o ar de uma ponta do estábulo e o levam até ao outro lado”, descreve.

Os criadores que visitaram a propriedade ficaram impressionados com a qualidade e a eficiência do empreendimento. “Acho que o que chamou mais a atenção foi a estrutura da propriedade. O manejo de areia, com lavagem da areia, isso traz um ganho muito grande no reaproveitamento, e a integração dos dejetos na agricultura, além de um rebanho uniforme e com padrão genético de alto nível”, conta a pecuarista do Brasil, Maria Antonieta Guazzelli.

Para José Carreon Ramos, do México, a fazenda representa o melhor da pecuária do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. “Estamos conhecendo muitas fazendas familiares, que utilizam poucos funcionários e se encarregam elas mesmas das instalações e dos rebanhos”, observa.

Em seguida, o grupo conheceu a sede do projeto De-Novo, lançado há dois anos pela ABS e pela De-Su. Recebidos pelo geneticista da ABS Global, Ryan Starkenburg, os criadores aprenderam sobre o funcionamento do programa de desenvolvimento genético.

“O De-Novo excedeu todas as nossas expectativas. Mais de 20 entre os top 100 touros de todo o mundo vêm do De-Novo, ou seja, mais de 20%. Para um programa que tem apenas dois anos, é um ótimo começo”, enfatiza o geneticista.

Os participantes puderam conhecer os resultados já visíveis desse trabalho e viram uma coleção de 2 mil vacas, incluindo filhas de grandes touros renomados no mercado, como o Josuper.

“O ABS Experience tem sido uma experiência riquíssima em que a ABS nos leva a conhecer vacas de primeiro nível. Para nós, é muito impressionante e tem um grande valor, a oportunidade de poder contar com a genética de tanta qualidade”, diz o produtor do Uruguai, Victor Cabrera.

Andreas Stillfried, do Chile, também concorda. “Estou muito feliz de participar no tour. Estamos conhecendo genética extraordinária, instalações com condições pouco usuais para nós do hemisfério sul. Queremos conhecer toda essa estrutura e levar esse conhecimento para casa”, ressalta o criador.