Bovinos Leite

Produtores brasileiros viajam para conhecer fazendas no México

Durante uma semana, eles passaram por sete propriedades, que são referência no país


Publicado em: 10/10/2018 às 08:20hs

Produtores brasileiros viajam para conhecer fazendas no México

Criadores leiteiros da região do Sul de Minas Gerais participaram, na semana passada, de um tour por fazendas do México, organizado pelos veterinários Guilherme e Soraya, da GS Consultoria As visitas foram viabilizadas e acompanhadas pela equipe da ABS.

O objetivo da viagem foi oportunizar clientes dos veterinários atuantes em uma importante bacia leiteira do país a conhecer mais sobre o manejo realizado em grandes propriedades mexicanas.

O tour passou pelas regiões de Torreon e Chihuahua. Além de fazendas, os produtores puderam visitar o laboratório da IVB. Em Torreon, foram visitadas as propriedades Fresnedo (que abriga um rebanho de 3.500 vacas), El Porvenir (1.800 vacas), Chilcota (14.000 vacas), El Nuevo León (3.500 vacas) e Dulce María (1.800 vacas). Em Chihuahua, a comitiva passou por Zaragoza Hermanos (7.000 vacas) e Agropecuária Las Cadenas (3.500 vacas).

O tour contou com a presença do diretor da ABS México, Luiz González, e dos gerentes Raul Andrade, do departamento técnico da ABS Brasil, e Hélio Rezende, do departamento de Serviços e Ferramentas Técnicas. “Foi muito bom poder ver uma rotina diária com simplicidade e extremamente funcional, buscando resultados através do bem-estar animal. Não utilizam BST, conseguiram melhorar da reprodução e, por consequência, o volume de produção de leite também”, destaca Hélio.

Para os criadores participantes, a oportunidade de conhecer uma realidade diferente da brasileira representa importantes aprendizados. É o que conta Maurílio Siqueira. “As condições de temperatura e umidade são bem diferentes das nossas, aqui os animais sofrem menos com estresse, e a alimentação é de excelente qualidade, apesar de apresentar custos mais altos”.

As fazendas visitadas demonstraram a organização altamente eficiente que caracteriza a pecuária mexicana, como observado pelo criador Marcílio Pereira. “São fazendas muito bem organizadas, sabem o que precisam para aumentar a rentabilidade, e fazem investimentos para melhorar o conforto, a sanidade, e o controle de custos alimentares. Fazem uso de genética diferenciada, com bons touros e embriões”.

Por fim, o produtor Teodoro Teles Martins, as propriedades mexicanas surpreenderam pela eficiência e soluções encontradas para as limitações daquele país. “São fazendas muito bem estruturadas, com investimento crescente em genética e com bastante atenção aos custos de produção. Dentro das limitações, como a disponibilidade hídrica, têm trabalhando muito o aspecto do conforto ambiental e o manejo”, conclui.