Gestão

Produtor do RS transforma tradição familiar do vinagre de cana em negócio!

O produtor Ramiro Flach tem 66 anos e já fez de tudo um pouco. Nascido no coração de uma colônia alemã no Rio Grande do Sul, aprendeu desde cedo com a avó a receita do vinagre que é feito com o resto do melado de cana


Publicado em: 26/05/2020 às 12:40hs

Produtor do RS transforma tradição familiar do vinagre de cana em negócio!

O produto faz sucesso na mesa porque pode ser versátil: tanto um complemento de saladas e pratos quentes.

O sabor do vinagre da avó acompanhou Ramiro por toda a vida, uma lembrança boa que virou um negócio rentável. Milhares de litros do vinagre, que têm certificação orgânica, são produzidos e armazenados por ele e o filho Michel, que é sócio da iniciativa.

Michel se dedica à gestão da fábrica, análises e desenvolvimento de produtos, já Ramiro entrou com a receita e a mão na massa.

Como é feito?

O caldo de cana é a matéria-prima do processo. Quando é estocado no tanque, ele começa a fermentação do açúcar, que vai virar álcool. Depois disso, começa um outro processo: a segunda fermentação, que aí entram bactérias, chamadas de "madre", que transformam o líquido em vinagre.

A madre se alimenta do álcool e, em troca, libera o ácido acético, que é justamente o vinagre, que fica pronto em cerca de 2 meses.

Pai e filho afirmam que o vinagre está pagando as contas, hoje a atividade virou uma empresa que está em fase de investimento. Consolidado negócio, a ideia é expandir ainda mais.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias