Pastagens

Produtividade e aceitabilidade da forrageira Mulato II impressiona pecuarista do Maranhão

A Fazenda Igarapé, localizada na cidade de Igarapé Grande, no estado do Maranhão, é destaque na engorda e criação de gado Nelore de elite no país, com um plantel de alta qualidade genética


Publicado em: 12/12/2018 às 14:00hs

Produtividade e aceitabilidade da forrageira Mulato II impressiona pecuarista do Maranhão

Ao todo, a propriedade possui três mil hectares e, desses, dois mil e duzentos são destinados para o pasto. 

O engenheiro agrônomo e representante técnico, Lívio de Souza Moura, comenta que os índices zootécnicos da fazenda estão totalmente relacionados à qualidade de suas pastagens. “A propriedade é bem dividida e utilizamos diferentes cultivares para evitar a contaminação da pastagem no caso de doenças ou pragas específicas de um tipo de gramínea e, além disso, proporcionar uma alimentação balanceada ao rebanho”, observa.

Em relação à forrageira Mulato II, o profissional conta que começou a plantar as primeiras áreas há seis anos. Atualmente, são 120 hectares dedicados à gramínea e seus principais benefícios são a alta capacidade de rebrote e perfilhamento, elevada produtividade e excelente palatabilidade do gado. Além disso, cobre todo o terreno e não apresenta pragas e doenças.

“Fizemos um experimento com 26 gramíneas para um dia de campo e separamos por canteiros, já que era um teste para mostrar variedades de capim e novidades do mercado. No fim do dia, colocamos o gado para pastar para notar qual forrageira o gado preferia. Foi muito interessante notar que as 10 unidades animais que colocamos foram para o Mulato II. Ficamos impressionados com esse resultado”, ressalta.

Os cuidados com a correção do solo antes de iniciar o plantio seguiram as indicações sugeridas pela análise de solo. Nas áreas de Mulato II, foi utilizado fósforo e em dois espaços foi realizada adubação nitrogenada com adubo foliar. “O investimento tem compensado bastante. Temos a intenção de aumentar o pasto nos próximos anos com a gramínea. No ano que vem serão reformados 300 hectares de pasto e, sem dúvida, vamos colocar uma parcela de Mulato II”, finaliza.

O Mulato II está sendo comercializado com exclusividade na safra 2018/2019 pela Barenbrug do Brasil. A cultivar é incrustada, com pureza mínima de 95% e com novo tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. Além de fungicida, Yellow Jacket® inclui inseticidas de amplo espectro, nutrientes e bioestimulantes que proporcionam maior proteção e velocidade de estabelecimento das plantas no pasto.

Esta iniciativa marca o início de diversas ações realizadas pela companhia, que envolvem a oferta exclusiva de híbridos e tecnologias no mercado de forrageiras. Para conferir mais detalhes sobre este híbrido, acesse https://www.mulato2.com.br

Fonte: Barenbrug Brasil

◄ Leia outras notícias