Outros

Produtividade de batata especial aumenta em 14% com uso de aminoácidos

Preferida pelo consumidor, a batata especial, ou seja, o tubérculo com tamanho entre 40mm e 52mm, possui melhor valor de comercialização no mercado


Publicado em: 06/11/2018 às 18:40hs

Produtividade de batata especial aumenta em 14% com uso de aminoácidos

Por isso, atingir essa classificação de maneira uniforme é essencial ao agricultor que busca cada vez mais rentabilidade. Estudo realizado pela Alltech Crop Science, na cidade de Perdizes (MG), mostrou que o uso de soluções à base de aminoácidos, extratos vegetais e micronutrientes favoreceram a produtividade em batata especial em 14%, se comparada a um plantio sem o uso desses produtos.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da empresa, a aplicação dessas ferramentas, nas fases de tuberização e início do desenvolvimento, promove a regulação do balanço hormonal e nutricional do vegetal, além da redução do estresse da planta. “Estes cuidados são importantes para que seja possível produzir o maior número de tubérculos e que eles tenham melhor capacidade de se desenvolver, expressando o máximo do seu potencial genético”, afirma.

O engenheiro agrônomo destaca ainda a importância dos micronutrientes cobre, ferro e manganês para o processo. “Esses minerais combinados a aminoácidos são essenciais para promover o equilíbrio do vegetal nestas fases. Dessa forma, a planta consegue ter melhor distribuição da seiva para os tubérculos, o que vai resultar no melhor desenvolvimento inicial e, consequentemente, melhores resultados na colheita”, ressalta. Para o sucesso da lavoura, Revoredo orienta ainda que o produtor esteja atento também a outras práticas no manejo da cultura como o preparo do solo, irrigação e um bom controle fitossanitário.

Aminoácidos essenciais

Para o bom desenvolvimento da cultura da batata, existem aminoácidos essenciais no processo produtivo. A fim de auxiliar o agricultor a fornecer estes compostos de maneira equilibrada para a planta, a Alltech Crop Science conta, em seu portfólio, com o Liqui-Plex® Bonder, Fertilizante Organomineral Classe A, que possui em sua formulação agente complexante com alta concentração de aminoácidos. Outra ferramenta indicada pelo especialista é o Crop-SetTM, conjunto de extratos vegetais enriquecidos com minerais complexados por aminoácidos, que contribuem para maior desenvolvimento das plantas e padronização do tamanho dos tubérculos de batata.