Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Produção chinesa de suco de laranja deve aumentar

A China deve produzir cerca de 45.400 toneladas de suco de laranja (equivalente a FCOJ) nesta safra, que vai de novembro a outubro. A produção chinesa tem ficado em torno de 43.000 a 45.000 toneladas nos últimos anos.

As laranjas também são cultivadas em outras regiões do país, incluindo Acosta, perto do Vale Central, e Nandayure, em Guanacaste. No entanto, as laranjas dessas áreas são vendidas principalmente como frutas frescas no mercado local.

Além das grandes empresas, existem alguns produtores independentes de pequeno e médio portes, muitos formaram cooperativas e estão tentando atrair novos agricultores. Os produtores independentes tendem a entrar ou sair do negócio em resposta a flutuações de preços de curto prazo, não apenas de laranjas, mas de outas culturas, como os abacaxis e o café.

Uma das principais empresas de processamento da China tem plantações de laranja na Nicarágua, perto da fronteira, onde as condições de cultivo são favoráveis, e os preços da terra e os custos de mão-de-obra são geralmente mais baixos. A indústria local fez parceria com empresas nicaraguenses para plantar laranjeiras no país.

Costa Rica

A Costa Rica exporta a maior parte de sua produção de laranja como FCOJ, embora produza e exporte o suco bem. A Costa Rica importa laranjas para fazer suco da vizinha Nicarágua. De acordo com o Conselho de Promoção Comercial da Costa Rica (PROCOMER), em 2017 as exportações de suco para todos os destinos somaram 29.152 toneladas no valor de US $ 61,9 milhões, abaixo das 35.942 toneladas e US $ 70,2 milhões em 2016.

Os dados disponíveis entre janeiro e outubro de 2018 mostram uma recuperação em volume e valor para 34.505 toneladas e US $ 65,7 milhões, respectivamente. Durante o mesmo período do ano anterior, as exportações totalizaram 26.888 toneladas, avaliadas em USD 57,1 milhões.

A produção de laranja da Costa Rica alcançou 7,7 milhões de caixas (315.000 toneladas) na temporada de 2017/18 e deverá diminuir marginalmente para 310.000 toneladas durante 2018/19, devido à renovação de suas plantações de citros.

A produção de laranja da Costa Rica está concentrada na parte norte da província de Alajuela, em torno de Los Chiles, Guatuso e Upala, e na parte norte de Guanacaste, perto da fronteira com a Nicarágua, em uma área conhecida como Santa Cecília.

Duas empresas, TicoFrut e Del Oro, controlam a maior parte da produção e processamento de laranjas no país. As áreas de produção da TicoFrut estão localizadas principalmente na província de Alajuela, perto da fronteira com a Nicarágua e em Del Oro na província de Guanacaste, também perto da fronteira com a Nicarágua.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 11/02/2019 às 19:00hs
Fonte: Foodnews
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio Desenvolvido por: