Capacitação

Primeiro módulo do Treinamento de Suinocultores e Gerentes retira dúvidas sobre manejo de resíduos

Dezenas de gerentes de granjas e profissionais do setor estiveram reunidos na sede da Assuvap, na última quarta (11/03), para o primeiro módulo do Treinamento de Suinocultores, Gerentes e Chefes de Setor, realizado pela associação


Publicado em: 17/03/2020 às 16:20hs

Primeiro módulo do Treinamento de Suinocultores e Gerentes retira dúvidas sobre manejo de resíduos

No evento, discutiu-se sobre manejo de resíduos, em palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Luís Alberto, da empresa M&P Engenharia.

Alberto apresentou informações relevantes acerca dos processos ambientais no sistema de produção, analisando os perigos e cuidados com os resíduos sólidos gerados pelas granjas do Vale do Piranga, e apresentou soluções para as carcaças de animais e restos de parição. Além disso, o profissional também mostrou os benefícios do Biodigestor e da técnica de Fertirrigação, capazes de transformar dejetos em oportunidades.

Ao longo do evento, explicou a importância do gerenciamento integrado dos resíduos sólidos, ou seja, o conjunto articulado de ações, operações e de planejamento, que o administrador desenvolve, baseado em critérios sanitários, ambientais e econômicos, para coletar, tratar e dispor o lixo. “Constitui-se como uma ferramenta essencial, capaz de minimizar os impactos ambientais e econômicos da destinação de resíduos”, disse.

Outro ponto destacado foi o manejo desses resíduos, que merecem cuidados desde a geração, como no armazenamento, transporte e disposição final. Por fim, Alberto apresentou as vantagens da compostagem, dos biodigestores e da fertirrigação. O público, participativo, fez perguntas e retirou dúvidas sobre o assunto, avaliando o curso como muito produtivo e esclarecedor.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias