Outros

Primeira fase de consulta pública para Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável encerra em novembro

Material tem o objetivo de encorajar todos os elos a usarem indicadores em busca da sustentabilidade. Comentários serão compilados e levados para análise na próxima etapa de desenvolvimento


Publicado em: 27/10/2015 às 10:15hs

Primeira fase de consulta pública para Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável encerra em novembro

A primeira etapa da consulta pública do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), desenvolvido pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), está em sua fase final. O GIPS tem o propósito de encorajar todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina a usarem indicadores como uma ferramenta de busca da sustentabilidade. Comentários serão recebidos até o dia 20 de novembro.

Elaborado pela Comissão de Desenvolvimento do Guia do GTPS, o GIPS reúne indicadores de sustentabilidade formulados em consenso pelos diversos atores da cadeia, contemplando uma abordagem gradual com diferentes estágios de desempenho. A consulta pública segue os princípios internacionais da ISEAL Alliance para processos participativos de múltiplos atores.

Como é uma ferramenta de auto avaliação, caberá a cada usuário avaliar o seu próprio desempenho ou dos integrantes de sua cadeia de valor. Segundo o presidente do GTPS, Fernando Sampaio, “a intenção deste guia é ser inclusivo. Queremos contemplar desde os que acabam de iniciar a jornada da sustentabilidade até os que já buscam demonstrar resultados alcançados. Temos certeza de que todos os elos da cadeia podem se tornar ainda mais sustentáveis”.

Vale destacar que o GTPS não verificará, endossará, certificará ou emitirá qualquer parecer ou selo aos usuários do GIPS, tampouco autorizará qualquer usuário a emitir declarações ou utilizar a logomarca do GTPS.

O grupo pretende organizar mais uma consulta pública antes de finalizar o documento, em meados de 2016. Para contribuir, clique em https://goo.gl/Vbml0u. Para acessar as versões em inglês e espanhol, clique em https://goo.gl/64QdSQ e https://goo.gl/7lhOAP, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação GTPS

◄ Leia outras notícias