Transgênicos

Primeira batata OGM da Argentina está “quase pronta”

Variedade é resistente a um vírus muito importante


Publicado em: 23/10/2019 às 12:20hs

Primeira batata OGM da Argentina está “quase pronta”

Depois de regulado em agosto de 2018, o Conselho Nacional de Pesquisa Técnica e Científica (CONICET) iniciou na semana passada o processo formal de registro da primeira cultivar transgênica de batata na Argentina no registro do National Seed Institute. Em parceria com a empresa de biotecnologia Sidus, o CONICET desenvolveu uma batata com resistência ao vírus Y, denominada SPT TICAR.

O desenvolvimento foi formalmente apresentado em dezembro de 2018 com a presença do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca, Miguel Etchevehere; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, Lino Barañao, e o CEO do Grupo Sidus, Marcelo Arguelles. Argüelles observou que essa nova tecnologia proporcionará aos produtores de batata um custo de economia de 10%, uma economia total em torno de 40/45 milhões de dólares, menor uso de inseticidas e uma melhoria geral da competitividade em toda a cadeia de valor.

O vírus da batata Y (PVY) está presente em todas as zonas de produção do país. A presença desse vírus obriga os agricultores a adquirir sementes de batata a cada estação. “Desde agora, o agricultor poderá economizar sua própria batata para usar como semente durante as próximas três ou quatro campanhas”, disse o gerente da Tecnoplant (uma empresa do grupo Sidus) Gustavo Napolitano ao público durante a apresentação.

O projeto TICAR começou há vinte anos. Agora, os parceiros estão desenvolvendo dois novos produtos OGM: uma batata com tolerância à seca e outras características de resistência ao vírus. O objetivo da empresa é lançar a batata TICAR no próximo ano.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias