Gestão

Precocidade dos animais marca a 1º etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2019 em Campo Grande (MS)

ACNB anunciou, durante o 1º Fórum Nelore A Carne do Brasil, na Expogrande 2019, os resultados da primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade, ocorrida nos dias 19 e 20 de março


Publicado em: 15/04/2019 às 16:00hs

Precocidade dos animais marca a 1º etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2019 em Campo Grande (MS)
Foto: Circuito Nelore de Qualidade

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anunciou, durante o 1º Fórum Nelore A Carne do Brasil, na Expogrande 2019, os resultados da primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade, ocorrida nos dias 19 e 20 de março, na unidade II da Friboi, em Campo Grande (MS).

No total, foram avaliados 942 animais da raça Nelore, sendo 448 machos e 494 fêmeas, de 13 pecuaristas participantes. Em relação à idade, 89,3% dos machos se enquadraram como novilhos precoces, com até 4 dentes incisivos permanentes, sendo que 69% do total tinham até 2 dentes. Nas fêmeas o resultado foi ainda melhor, 71,5% tinham até 2 dentes incisivos permanentes e 94,2% até 4 dentes. O peso também foi destaque da etapa: 83,6% dos machos apresentaram-se com peso acima de 18 arrobas e 85% das fêmeas abatidas tinham acima de 13 arrobas, sendo 39,1% entre 14 e 18 arrobas. Quanto à cobertura de gordura, 55% dos machos e 78,3% das fêmeas tinham acabamento mediano e uniforme da carcaça.

“O resultado da 1ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade refletiu a capacidade da raça Nelore de produzir carne de qualidade, a partir de animais jovens, pesados, e com boa cobertura de gordura. O objetivo do Circuito é servir de ferramenta de avaliação para os pecuaristas, incentivando a melhoria continua da produção dentro da propriedade e da qualidade da carne fornecida ao mercado. O resultado da etapa de Campo Grande foi muito positiva.”, comenta o Dr. Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Campeões – O pecuarista João Leopoldo Samways Filho ficou com a Medalha de Ouro, com o melhor lote de carcaças de machos. O pecuarista Antonio Sacchi foi o ganhador da Medalha de Ouro na categoria melhor lote de carcaças de fêmeas. A premiação dos vencedores ocorreu no dia 06 de abril, durante a realização do 1º Fórum Nelore A Carne do Brasil. Os proprietários dos lotes Medalha de Ouro e Medalha de Prata, de machos e de fêmeas, foram premiados com 500kg de suplementos minerais Matsuda, que serão entregues diretamente em suas propriedades.

Fonte: Texto Assessoria

◄ Leia outras notícias