Arroz

Preço do arroz dourado não deve ser alto

"Não haverá custos e encargos adicionais para os agricultores e consumidores”


Publicado em: 28/09/2018 às 08:40hs

Preço do arroz dourado não deve ser alto

O especialista sênior do Instituto de Pesquisas do Arroz das Filipinas (PhiRice), Reynante Ordonio, afirmou que o preço do arroz dourado não deve fugir muito dos valores que vemos atualmente sobre o cereal que já se encontra no mercado. Segundo ele, por conter alguns nutrientes a mais é possível que haja uma alteração, mas nada que se distancie da atualidade.

Para o especialista, é natural que exista essa desconfiança sempre que algo novo está para surgir no mercado. No entanto, ele avisa que tanto os agricultores quanto os consumidores podem ficar tranquilos a respeito dos preços. É muito competitivo, não haverá custos e encargos adicionais para os agricultores e consumidores”, comenta.

O arroz dourado é uma variedade geneticamente modificada do cereal, com o grão rico em beta-caroteno, o que faz com que a planta seja abundante em vitamina A, principal causa de morte e destruição em regiões menos abastadas do planeta. Ordonio comenta que essa é uma alternativa melhor do que investir em verduras, por exemplo, já que o arroz é o alimento mais consumido no mundo e não precisa ser introduzido na dieta, apenas substituido.

“Este é o meio mais acessível. Apenas tornando o grão mais nutritivo podemos garantir que uma melhor nutrição chegue ao setor mais pobre da população. As crianças também não gostam de verduras e frutas, então, com o arroz dourado, uma melhor nutrição será dada a elas”, afirma.

Atualmente, essa variedade está preparada para ser testada em vários lugares do mundo, sendo que os pesquisadores só estão esperando os certificados positivos em relação à biossegurança. Depois disso, ela será submetida a um teste nutricional, avaliação regulatória e só então poderá ser disponibilizada no mercado.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias