Análise de Mercado

Porto de Paranaguá tem maior movimentação para o mês de setembro

O Porto de Paranaguá fechou o mês de setembro com a maior movimentação de sua história para o período.


Publicado em: 11/10/2018 às 19:40hs

Porto de Paranaguá tem maior movimentação para o mês de setembro

O Porto de Paranaguá fechou o mês de setembro com a maior movimentação de sua história para o período. Foram 5,01 milhões de toneladas operadas ao longo de 30 dias. Isso representa um aumento de 7% sobre o maior volume movimentado até então, de 4,7 milhões de toneladas.

Com o resultado do mês de setembro, o Porto de Paranaguá também acaba de bater a marca histórica de movimentação nos primeiros 9 meses do ano, com 40,9 milhões de toneladas totais. O volume é 1,4% maior, do que o registrado no período de janeiro a setembro de 2017, quando foram operados por 40,3 milhões de toneladas.

“Estamos colhendo os resultados de todos os investimentos públicos e privados realizados nos últimos oito anos”, afirmou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese. “Alcançamos estes números com uma movimentação muito alta de produtos agrícola, mesmo fora dos períodos mais tradicionais de escoamento da safra. Conseguimos atender os anseios do produtor rural além da sazonalidade da produção. Se o momento é o mais propício para que ele negocie sua produção, o Porto de Paranaguá está apto para servi-lo”, enfatizou Fregonese.

Ele disse que a Appa espera superar em 2018 a marca histórica de movimentação de 51 milhões de toneladas obtidas em 2017.

SOJA E CARGAS GERAIS - O produto de maior volume movimentado em setembro foi a soja, com 1,47 milhão de toneladas exportadas ao longo do mês. Neste período, 24 navios atracaram em Paranaguá para carregar o produto. O volume exportado neste mês foi mais do que o dobro registrado em setembro do ano passado, quando foram embarcadas 637 mil toneladas. Ao longo do mês, o porto recebeu 35 mil caminhões carregados de grãos. O resultado foi obtido sem qualquer registro de filas. Nas exportações, outro destaque foi o embarque de cargas gerais (peças industriais, máquinas, celulose). Foram exportadas 683 mil toneladas ao longo de setembro, um volume 18% superior ao mesmo período de 2017.

IMPORTAÇÃO – Também houve crescimento no principal produto importado por Paranaguá, o fertilizante. Em setembro, foram descarregadas 984 mil toneladas de adubo, 46% a mais do que no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o Porto de Paranaguá registra alta de 3% na movimentação do produto, com 7,03 milhões de toneladas desembarcadas.

Fonte: Appa - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

◄ Leia outras notícias