Bovinos de Corte

PMGZ lança as avaliações genéticas 2020-1

O PMGZ, programa de melhoramento genético de zebuínos da ABCZ, disponibilizou na data de hoje as avaliações genéticas da seleção corte de todas as raças zebuínas


Publicado em: 22/05/2020 às 13:00hs

PMGZ lança as avaliações genéticas 2020-1

Contemplando as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Tabapuã e Sindi, trata-se da avaliação mais completa e consistente da espécie zebuína existente no mundo.

Os resultados foram obtidos a partir de um banco de dados de 16.479.628 milhões de fenótipos, sendo 11.638.772 milhões de pesagens, 3.686.190 milhões de caraterísticas reprodutivas (IPP, PE, STAY), 231.371 mil de carcaça (AOL, EGS e Marmoreio) e 923.295 mil de avaliações visuais de tipo (EPM). É o maior, mais auditado e mais consistente banco de dados de raças zebuínas trabalhado no mundo. Integra também o acervo submetido às avaliações genéticas, os dados do Programa Geneplus, já que os dois programas compartilham suas informações e produzem uma única avaliação genética para as características que têm em comum.

Ao todo, para as raças zebuínas, serão disponibilizados para uso exclusivo dos participantes do PMGZ, 14.841.231 milhões de animais avaliados através de uma plataforma que permite inúmeras funcionalidades, dentre elas, a análise de tendências genéticas do rebanho para todas as características, acasalamentos dirigidos, monitoramento da endogamia, além do módulo avançado, que oferece ferramentas estratégicas para o descarte e reposição de matrizes. Mais uma edição de avaliação genética genômica está sendo oferecida para a raça Nelore, contemplando 86.371 animais genotipados e a ABCZ continua investindo firmemente na ampliação da base de genótipos, muito especialmente para as demais raças zebuínas, à exemplo dos projetos 2 x 1 e Ganho Total, uma oportunidade para todos os criadores de todas as raças criarem suas bases de genótipos. Consultas públicas de touros também já está no ar, bastando acessar o link.