Agricultura Precisão

Piloto Automático garante mais eficiência operacional e maior produtividade agrícola

No campo, os pilotos automáticos já fazem parte da rotina de praticamente todas as grandes e médias empresas agrícolas


Publicado em: 08/01/2020 às 07:00hs

Piloto Automático garante mais eficiência operacional e maior produtividade agrícola

Eles conduzem máquinas e implementos com uma precisão impossível a um condutor humano, colaborando com o aumento da competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional. O produto é usado de ponta a ponta nos processos agrícolas, mas é no plantio que o piloto automático tem a sua função mais nobre, garantindo a máxima eficiência em todas as operações.

Orientado por satélite por meio de uma antena instalada no trator, o HxGN AgrOn Piloto Automático da Hexagon apoia a navegação de tratores, máquinas e implementos agrícolas e florestais; e garante o alinhamento das rotas com uma precisão de até 2 centímetros. A marca é referência global em sensores, software e soluções autônomas. A rota pode ser planejada diretamente do escritório. Dessa forma, é possível maximizar os recursos de campo, diminuir significativamente a compactação do solo e aumentar os tempos produtivos.

Os pilotos automáticos usados na agricultura brasileira em nada diferem da tecnologia aplicada em outros países. O nível de inovação é o mesmo. A vertical agrícola da Hexagon, que tem sede e fábrica em Florianópolis (SC), é uma das poucas que produz a solução totalmente no Brasil, exportando para 38 países. O AgrOn Piloto Automático, assim como todas as soluções que vendemos no mercado brasileiro, é o mesmo produto que comercializamos no exterior.

O AgrOn Piloto Automático é composto por um display (Ti5 ou Ti7) compatível com diferentes marcas, um atuador, um drive e uma antena. O produto possui três modelos de acionamento: elétrico, hidráulico e predisposto. No modelo elétrico, é possível fazer a troca do volante do trator por outro que faz o direcionamento da máquina. Nesse caso, é possível fazer o cambiamento do equipamento entre máquinas e tratores. O modelo hidráulico que funciona com o display Ti7 permite incluir todos os produtos para agricultura de precisão da Hexagon em um único equipamento. O predisposto, também hidráulico, é um diferencial da Hexagon, feito sob medida para máquinas que já vêm prontas de fábrica para instalação do piloto.

Outro grande diferencial do AgrOn Piloto Automático é a possibilidade de contar com um módulo adicional de Acesso Remoto. Por meio dele, a equipe técnica consegue visualizar a tela do display remotamente e solucionar problemas em tempo real, bastando uma conexão com a internet. Com a manutenção à distância, é possível reduzir o tempo de inatividade das máquinas, mantendo o ritmo dos processos, além de economizar com deslocamento dos técnicos.

Resumindo em poucas palavras, o produto otimiza a área plantada ao garantir um espaçamento menor entre as linhas; reduz consideravelmente a perda de plantas ocasionada pela passagem irregular do trator; e aproveita melhor os insumos utilizados, desde a aplicação de sementes e insumos até o consumo de combustível das máquinas. O retorno é tudo o que o produtor busca para o seu negócio: melhor desempenho e maior produtividade e lucratividade.

Por Adriano Naspolini, CTO da Divisão Agrícola da Hexagon

Fonte: Dialetto

◄ Leia outras notícias