Pesquisas

Pesquisadores iranianos usam gordura de frango para produzir biodiesel

Em um projeto de laboratório, pesquisadores iranianos conseguiram realizar síntese baseada em nanocatálise que possibilita transformar gordura de frango em biodiesel


Publicado em: 01/11/2018 às 17:00hs

Pesquisadores iranianos usam gordura de frango para produzir biodiesel

O petróleo bruto é a principal fonte de produção de diesel. Dada a crescente diminuição das reservas de petróleo, os pesquisadores sempre procuraram encontrar uma alternativa adequada aos combustíveis. Uma dessas alternativas é o biodiesel, que é produzido a partir de gordura na presença de um catalisador.

Em um projeto de laboratório, pesquisadores iranianos conseguiram realizar síntese baseada em nanocatálise que possibilita transformar gordura de frango em biodiesel.

Os pesquisadores dizem que cerca de 70% do custo de produção de biodiesel está relacionado com a aquisição de gordura.

"Nos últimos anos, os pesquisadores que trabalham nesta área têm tentado encontrar fontes baratas de gordura, bem como um catalisador adequado para transformar gordura em biodiesel", diz um pesquisador do projeto.

“No momento, conseguimos produzir biodiesel sintetizando um novo e eficiente nanocatalisador e usando gordura de frango como fonte de gordura”, acrescenta o mesmo pesquisador.

Ele diz que a principal vantagem do uso de nanocatalisadores sintetizados é sua alta produtividade na produção de biodiesel.

“Como a gordura de frango inútil é usada neste projeto como a principal fonte de produção de biodiesel, espera-se que o produto final tenha um custo baixo. Além disso, este produto emite muito menos poluição em comparação com o diesel derivado do petróleo bruto”, acrescentou.

Fonte: IFP News

◄ Leia outras notícias