Análise de Mercado

Perspectivas Cepea; hoje, acompanhe boi, frango, suínos, ovos e ovinos

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulga as perspectivas de 2020 de boi, frango, suínos, ovos e ovinos (confira as análises abaixo)


Publicado em: 22/01/2020 às 09:30hs

Perspectivas Cepea; hoje, acompanhe boi, frango, suínos, ovos e ovinos

Hortifrútis: confira aqui Anuário 2019/2020 com análises retrospectivas e perspectivas para os 13 produtos acompanhados.

BOI: Oferta restrita e demanda firme podem seguir sustentando preços em 2020
O setor pecuário nacional inicia 2020 com perspectivas de que o mercado siga firme. De acordo com pesquisadores do Cepea, o fundamento vem da baixa oferta de animais para o abate e da possível continuidade da demanda internacional aquecida. Nesse sentido, em 2020, a pecuária nacional vai ter que responder com aumento de produtividade para conseguir atender à crescente demanda por novos lotes para abate. Leia mais!

FRANGO: Demandas interna e externa aquecidas devem manter preços firmes
Apesar da expectativa de aumento na produção, a demanda por carne de frango deve seguir firme em 2020, o que pode sustentar as cotações da proteína ao longo do ano, segundo informações do Cepea. A gradual recuperação econômica e a recente trajetória de alta nos preços das principais carnes concorrentes, bovina e suína, tendem a favorecer o consumo doméstico da proteína de origem avícola. Já no mercado externo, os efeitos dos surtos de Peste Suína Africana (PSA), especialmente na China, devem continuar beneficiando as vendas da carne brasileira. Leia mais!

SUÍNOS: Perspectiva é de que bom cenário de 2019 se repita em 2020
Agentes do setor suinícola nacional estão com expectativas de que o balanço positivo observado em 2019 se repita em 2020. Segundo pesquisadores do Cepea, o fundamento vem da redução na produção global de suínos, ocasionada pelos casos de Peste Suína Africana (PSA) na Ásia, o que deve continuar favorecendo o mercado brasileiro de carnes. Leia mais!

OVOS: Preços das carnes devem determinar ritmo de comercialização de ovos em 2020
Em 2020, de acordo com informações do Cepea, as cotações dos ovos devem seguir influenciadas pelas movimentações nos valores das principais proteínas de origem animal consumidas no mercado brasileiro: as carnes bovina, suína e de frango. Vale lembrar que valorizações nessas carnes tendem a levar o consumidor a optar por proteínas mais competitivas, como é o caso do ovo. Nesse sentido, a expectativa para 2020 é de que os valores dos ovos se estabilizem em patamares acima dos observados no ano anterior. Leia mais!
OVINOS: Preços devem seguir próximos aos verificados em 2019
De acordo com informações do Cepea, em 2020, as cotações tanto do cordeiro vivo quanto da carne devem seguir em patamares similares aos observados em 2019. Apesar de as perspectivas, de modo geral, serem favoráveis para o setor cárneos, o consumo nacional da proteína de origem ovina tente a ficar próximo e/ou até mesmo abaixo do registrado no ano anterior. Leia mais!