Análise de Mercado

Perspectivas Cepea: acompanhe soja, milho, citros, leite e insumos pecuários

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulga hoje as perspectivas para 2019 de soja, milho, citros, leite e insumos pecuários


Publicado em: 16/01/2019 às 12:00hs

Perspectivas Cepea: acompanhe soja, milho, citros, leite e insumos pecuários

SOJA: Clima desfavorável deve impedir safra recorde; margens podem cair

Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, afirmam que a expectativa de nova safra recorde em 2019 pode não se concretizar, pois o crescimento de 1,8% na área será insuficiente para compensar a queda na produtividade. O clima seco em dezembro antecipou o ciclo das lavouras implantadas em setembro, prejudicando o potencial produtivo em muitos estados brasileiros. Paraná e Mato Grosso devem antecipar a colheita para períodos nunca vistos anteriormente. Leia mais!

MILHO: Oferta e estoques devem aumentar em 2019

Para a temporada 2018/19, é esperado aumento na oferta de milho no Brasil e no mundo. No Brasil, de acordo com informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a elevação deve ocorrer devido aos maiores patamares de preços do cereal nos últimos meses e ao rápido semeio da soja na primeira safra, que favorecerá o cultivo da segunda temporada de milho. Com isso, deve haver aumento dos excedentes internos, mesmo com maior consumo, o que pode pressionar as cotações. Em termos mundiais, porém, a demanda deve aumentar mais que a oferta, pressionando os estoques e podendo elevar os preços internacionais. Espera-se, também, aumento nas transações internacionais, o que deve ser uma boa alternativa para as exportações brasileiras. Leia mais!

CITROS: Estoque baixo deve sustentar demanda por suco em 2019/20

As primeiras impressões quanto à safra 2019/20 de laranja no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro são de preços novamente positivos aos produtores, mesmo em um cenário de maior produção. Isto porque, segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, ainda que a oferta da fruta se eleve na próxima temporada, o retorno dos estoques a níveis críticos nas indústrias paulistas (reflexo da menor produção em 2018/19) deve sustentar a demanda pela matéria-prima. Leia mais!

LEITE: Preços devem se elevar em fevereiro de 2019

As cotações do leite ao produtor terminaram o ano de 2018 em queda, movimento que deve se persistir em janeiro de 2019, segundo indicam pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. No entanto, a expectativa de agentes é de que já em fevereiro os preços possam sinalizar certa recuperação, fundamentados na oferta – que não está se elevando de forma intensa – e no aumento da competição entre empresas para assegurar matéria-prima. Leia mais!

INSUMOS PECUÁRIOS: Pecuarista está otimista com cenário econômico

Colaboradores consultados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, estão otimistas quanto ao cenário para 2019. Agentes esperam que o mercado doméstico se aqueça neste ano e que as exportações de carne bovina mantenham o bom ritmo verificado no segundo semestre de 2018, contexto que deve estimular produtores a investirem. Leia mais!