Análise de Mercado

Perspectivas Cepea; Acompanhe citros, soja, milho, leite e insumos pecuários

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulga as perspectivas de 2020 de citros, soja, milho, leite e insumos pecuários (confira as análises abaixo)


Publicado em: 23/01/2020 às 07:30hs

Perspectivas Cepea; Acompanhe citros, soja, milho, leite e insumos pecuários

Hortifrútis: confira aqui Anuário 2019/2020 com análises retrospectivas e perspectivas para os 13 produtos acompanhados.

CITROS: Baixa produção em 2020/21 pode manter preços firmes
As expectativas iniciais de agentes consultados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, são de baixa produção de laranjas na safra 2020/21 de São Paulo e do Triângulo Mineiro. Ainda que a menor produtividade limite a receita de produtores, a colheita reduzida tende a manter firmes os preços pagos pela fruta na indústria, mesmo em um cenário de recuperação dos estoques de passagem, em junho de 2020. Leia mais!

SOJA: Nova safra recorde deve exigir demandas interna e externa aquecidas em 2020
A produção brasileira de soja deve atingir novo recorde na safra 2019/20. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, depois de iniciar o semeio com atraso, o ritmo de cultivo da oleaginosa se acelerou em outubro, fazendo com que as atividades ficassem até mesmo acima da média dos últimos anos na maioria das regiões. Em seguida, as chuvas voltaram com maior intensidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras e gerando expectativas de elevada produtividade – exceto no caso das áreas cultivadas primeiramente. Leia mais!

MILHO: Menores estoques devem sustentar preços em 2020
A temporada 2019/20 de milho deve se iniciar com disponibilidade restrita, num cenário de consumo doméstico crescente. Segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a nova safra de verão deve ficar em linha com a registrada em 2019, não conseguindo alterar de forma expressiva a disponibilidade interna no primeiro semestre. Assim, há fatores de sustentação de preços no curto prazo, o que tende a estimular o semeio da cultura na segunda safra e, consequentemente, a elevar a oferta no segundo semestre. Em termos globais, são esperadas reduções da produção, do consumo e dos estoques, o que reforça a perspectiva de sustentação de preços. Leia mais!

LEITE: Oferta limitada deve sustentar preços ao produtor no curto prazo
A oferta de leite no mercado brasileiro deve seguir limitada em 2020, especialmente no primeiro trimestre, o que pode sustentar os preços pagos ao produtor em patamares mais elevados. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, essa perspectiva está fundamentada na possível alta dos custos de produção e no recente maior abate de matrizes. Leia mais!

INSUMOS PECUÁRIOS: Alta do boi no final de 2019 gera otimismo para 2020
O forte movimento de alta nos preços do boi gordo nos últimos meses de 2019 gerou expectativas positivas para agentes de casas agropecuárias para 2020. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a capitalização do produtor deve incentivar novos investimentos dentro da fazenda e, consequentemente, aumentar a demanda por insumos nas revendas agropecuárias ao longo de 2020. Leia mais!