Agricultura Familiar

Pequenos produtores de Mato Grosso são orientados para conquistarem novos mercados

A intenção foi mitigar os principais entraves diagnosticados, a fim de promover a renda aos agricultores familiares, o aperfeiçoamento da regularidade do abastecimento e a segurança alimentar


Publicado em: 13/12/2018 às 10:20hs

Pequenos produtores de Mato Grosso são orientados para conquistarem novos mercados

Cerca de 200 lideranças da agricultura familiar se reuniram com representantes de mercado consumidor, no primeiro Encontro sobre Oportunidades de Negócios para Agricultura Familiar, e foram capacitados para ampliarem o acesso a mercados, públicos ou privados, proporcionando-lhes uma visão ampliada de oportunidades, de gestão e de superação. Houve palestras e mesas redondas com profissionais especializados, tanto do setor público quanto do privado. A intenção foi mitigar os principais entraves diagnosticados, a fim de promover a renda aos agricultores familiares, o aperfeiçoamento da regularidade do abastecimento e a segurança alimentar.

A Conab apresentou as ferramentas de compras públicas executadas pela estatal, com destaque ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e às diversas modalidades do programa. A mais acessada é a de Compra com Doação Simultânea, que possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a venderem seus produtos à Companhia. Esta produção é doada a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar e nutricional. O evento também será uma oportunidade para receber orientações sobre empreendedorismo, gestão, soluções financeiras, dentre outros temas para aprimoramento das cooperativas e associações, visando um melhor preparo à conquista de novos mercados.

Ao final do ciclo de palestras, houve rodadas de negócios e os agricultores familiares puderam expor seus produtos e se aproximar dos mercados e tirando dúvidas.

A realização do evento foi da Conab com o apoio da secretaria estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) do estado de Mato Grosso, do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) mato-grossense, informa a assessoria.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias