Bovinos Leite

Pecuária leiteira eficiente

O Programa Balde Cheio promove o desenvolvimento da pecuária leiteira em Minas Gerais com a adoção de técnicas de manejo de pastagem, controle zootécnico e gestão da propriedade. Coordenado no Estado pelo Sistema Faemg, o Programa conta com parceiros para a implantação nos municípios


Publicado em: 05/12/2018 às 14:40hs

Pecuária leiteira eficiente

O Programa Balde Cheio promove o desenvolvimento da pecuária leiteira em Minas Gerais com a adoção de técnicas de manejo de pastagem, controle zootécnico e gestão da propriedade. Coordenado no Estado pelo Sistema Faemg, o Programa conta com parceiros para a implantação nos municípios. Em Passos o Balde Cheio é desenvolvido há quatro meses através da parceria da FAEMG e Sindicato dos Produtores Rurais (SinRural).

O Programa atende cinco produtores e está aberto para novas inscrições, segundo o técnico responsável o zootecnista Fábio Andrade. Ele destaca que a maior dificuldade do produtor recai sobre as anotações. “O produtor tem dificuldade de anotar as despesas da sua propriedade, porque quando sabe que está no prejuízo fica desanimado. Não anotando ele se engana”, finalizou. Na fase inicial do projeto, Fábio trabalha com o levantamento de custos das propriedades.

Nos locais onde há o Programa, os pequenos produtores com pouco acesso à assistência técnica e gerencial são os mais beneficiados e relatam maior eficiência na produção de leite e, consequentemente, aumento da produtividade e dos lucros.

Para participar do Balde Cheio é necessário ter a produção de leite como atividade principal e estar à frente da gestão da propriedade (sem interferência de administradores, gerentes etc); além de estar aberto à adoção de mudanças sugeridas pelo Programa e fazer as anotações de despesas e registros solicitados.

Segundo o presidente do SinRural, Darlan Esper Kallas, a atual diretoria buscava a implantação desse Programa deste o início da gestão em 2017. “O Balde Cheio é mais uma conquista do produtor rural, através do Sindicato, na busca de produzir com custos menores e maior produtividade”.

Fonte: SISTEMA FAEMG

◄ Leia outras notícias