Bovinos Leite

Parceria entre ABS e Nestlé leva o progresso genético e gera lucro para os produtores de leite

Em ação há dois anos, o projeto Genética+ permite que produtores que fornecem leite para a indústria tenham acesso ao melhoramento genético rápido e superior


Publicado em: 29/11/2019 às 13:20hs

Parceria entre ABS e Nestlé leva o progresso genético e gera lucro para os produtores de leite

Em apenas dois anos, o projeto Genética+ transformou os planos da indústria e traça um novo futuro para os produtores do Pontal do Triângulo Mineiro. A parceria entre ABS e Nestlé leva o progresso genético e gera lucro para o produtor de leite.

O Genética+ permite que produtores que fornecem leite para a indústria tenham acesso ao melhoramento genético rápido e superior.

“Objetivo é levar essa melhoria de genética para o fornecimento de leite, torná-lo competitivo dentro da cadeia de leite e fixá-lo dentro do campo. Além disso, também visamos promover o crescimento de leite dentro da área de Ituiutaba, na região da nossa fábrica, que é hoje é a maior de leite em pó da empresa”, explicou o coordenador Região Leiteira Nestlé, Anderson Lessa Lemos.

O projeto começou em 2018. No primeiro ano, 17 produtores foram atendidos e cerca de 140 prenhezes distribuídas. Em 2019, um salto: já são 340 prenhezes e 27 produtores atendidos.

“Esses embriões são de uma base genética muito forte, de vacas Gir e Girolando ½ sangue, com a capacidade de transmissão de leite muito, muito maior do que a da média nacional. Resultado da genética dos melhores touros da raça holandesa, com capacidade para produção, principalmente em percentual de gordura e proteína”, explicou o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa.

Como funciona

O trabalho começa com uma triagem da equipe da Nestlé, que escolhe os produtores que serão beneficiados. A empresa tem subsidiado parte do investimento.

“São fornecedores que precisam estar abertos às novas tecnologias. A gente tem uma carga tecnológica grande que vai ser imposta no campo”, ressaltou Rafael Pacheco, supervisor de Distrito Leiteiro Nestlé.

Toda assistência técnica é prestada através da parceria entre ABS e Nestlé. “Promovemos uma série de palestras sobre o assunto. A gente dá todo o suporte para o produtor. E também contamos os técnicos da ABS. São todos extremamente profissionais e qualificados”, contou João Lisboa, supervisor e Distrito Leiteiro Nestlé.

"O projeto rompeu fronteiras dentro das unidades industriais da Nestlé por causa da qualidade das bezerras e da satisfação dos produtores. Assim, outras plantas industriais da Nestlé e a ABS preparam ações", revelou Fernando Rosa.

Confira vídeo com mais detalhes do projeto

Fonte: NaMídia Assessoria de Comunicação ME

◄ Leia outras notícias