Turismo Rural

PARANÁ: Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

O Paraná conta agora com mais duas atividades de turismo rural formalizadas


Publicado em: 06/10/2017 às 16:20hs

PARANÁ: Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

O governador Beto Richa sancionou a lei que cria a Rota do Vinho, abrangendo 36 municípios, e a lei que regulamenta a Rota dos Tropeiros, que unifica as atividades já existentes em 22 cidades, nos Campos Gerais. A sanção foi dada no dia 27 de setembro e as duas leis já estão publicadas.

Incentivo - O objetivo da criação da Rota do Vinho é incentivar a produção no Paraná, desenvolver o turismo nas regiões produtoras e, principalmente, gerar emprego e renda no Estado. A lei foi proposta pelos deputados estaduais Anibelli Neto, Chico Brasileiro e Maria Victória. Dos 36 municípios que fazem parte da Rota do Vinho, 12 estão no Sudoeste, nove no Oeste, seis na Região Metropolitana de Curitiba, dois no Sul, Centro-sul e Norte e um município fica no Noroeste.

Potencial chancelado - De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, a lei chancela o potencial vitivinicultor do Estado e fortalece a modalidade de enoturismo no Paraná. “O Paraná ganha um instrumento para incentivar o turismo e apoiar o empreendedor para buscar mais qualidade nos serviços que oferece”, disse Gimennes.

Produção - O Paraná é o quarto maior produtor de uvas do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. As uvas – de mesa e para processamento – representaram 3,9% do volume de frutas produzidas no Estado. Francisco Beltrão (Sudoeste) é o maior produtor. Com a lei, a Rota do Vinho será incluída no Calendário Oficial do Estado. “O fomento ao turismo é um processo contínuo e a lei é mais uma etapa para este fortalecimento”, afirmou o presidente da Paraná Turismo.

Rota dos Tropeiros - A lei 19.141/17, que regulamenta a Rota dos Tropeiros, nos Campos Gerais, estabelece diretrizes aos estabelecimentos que compõe a rota para serem considerados turismo rural. A Rota dos Tropeiros consiste em um roteiro que passa por 22 municípios. Foi criada em 2002 e incluída no calendário oficial do estado em 2012 para fomentar o turismo e divulgar a história paranaense, mas faltava a regulamentação para que os serviços oferecidos fossem amparados pelas leis de turismo rural e deslanchar o projeto.

Insegurança - “Havia uma insegurança dos empreendedores de investirem na Rota dos Tropeiros, por não ser uma atividade regular. O amparo legal é um grande avanço pois traz segurança e criam condições favoráveis para captação de recursos”, explicou o presidente da Paraná Turismo. A regulamentação de atividade foi proposta pelos deputados estaduais Anibelli Neto e Rasca Rodrigues. “Ambas as leis são medidas fundamentais para que o turismo seja reconhecido como área estratégica da nova economia campo-cidade”, declarou Gimennes.

Peregrina - Em agosto, o governador Beto Richa já havia sancionado a inclusão da Caminhada Peregrina Caminho Terra do Sol que tem percurso de 100 quilômetros entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida, e a Festa do Pacu de Icaraíma. O Paraná possui 224 municípios e 14 regiões presentes no Mapa do Turismo Brasileiro organizado pelo Ministério do Turismo.

Municípios da Rota do Vinho - Municípios que compõem a Rota do Vinho: Ampére, Antônio Olinto, Balsa Nova, Bandeirantes, Barracão, Bituruna, Bom Sucesso do Sul, Campo Largo, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Chopinzinho, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Entre Rios do Oeste, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Irati, Londrina, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Mariópolis, Missal, Nova Santa Rosa, Palmeira, Pato Bragado, Pérola d’Oeste, Quatro Pontes, Rolândia, Salgado Filho, Santo do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, São José do Sudoeste, São José dos Pinhais, Toledo e União da Vitória.

Municípios da Rota dos Tropeiros - Municípios que compõem a Rota dos Tropeiros: Arapoti, Jaguariaíva, Tibagi, Piraí do Sul, Castro, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Contenda, Lapa, Mandirituba, Quitandinha, Tijucas do Sul, Piên, Rio Negro, Campo do Tenente, Carambeí, Telêmaco Borba e Sengés.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

◄ Leia outras notícias