Caprinos e Ovinos

Os bucólicos rebanhos de ovelhas das Falklands

As ilhas têm cerca de 88 fazendas que produzem cerca de 1,750 milhão de quilos de lã por ano


Publicado em: 06/03/2018 às 14:00hs

Os bucólicos rebanhos de ovelhas das Falklands

Bell, um border collie mestiço de três anos, não desgruda os olhos do campo, acompanhando o trabalho de seus adversários no manejo das ovelhas.

Estou em Goose Green, 1h00 a leste de Port Stanley, nas Ilhas Falklands. O vilarejo, de apenas 40 pessoas, está vazio ao meio dia, porque todos estão numa fazenda próxima, participando de uma competição de cães.

O vento gelado e a chuva fina não parecem incomodar ninguém. Como Bell, o povo de Goose Green está focado no desempenho dos cachorros na lida com as ovelhas. Vence o cão que conseguir conduzir melhor os animais com estilo, como determina o regulamento.

Cristian, um chileno que trabalha numa das 88 fazendas de ovinos das ilhas, está confiante na performance de Bell, que continua de olho no campo, ansioso para entrar em ação. “No ano passado, ele foi o segundo lugar", diz Cristian.

A criação de ovelhas é a segunda principal atividade das Ilhas Falklands, só perde para a pesca.

São cerca de 500 mil ovelhas, destinadas à produção de carne e lã. Os ovinos estão por toda a ilha, pastando nos capins nativos. Em número de animais, eles só perdem para os pinguins, que aqui se conta aos milhões.

A produção de lã gera cerca de 1,750 milhão de quilos por ano e o preço atual é um dos melhores da história. As Ilhas Falklands também produzem carnes de cordeiro e de gado das raças angus, hereford, devon e murray grey.

Parte da carne abastece a população local de apenas 3.500 pessoas, sem contar o efetivo militar de uma base britânica que está instalada na região desde 1982, quando as tropas argentinas invadiram as Ilhas e três meses depois foram esmagadas pelas Forças Armadas do Reino Unido. O número de soldados britânicos na base de Mount Pleasant é segredo militar, mas se fala em pelo menos 2.500.

O único frigorífico da ilha abate 1.000 cordeiros por dia e exporta carne para a Europa.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias