Avicultura

Óleo essencial pode ser promotor de crescimentos de aves

"O timol e o carvacrol destacam-se devido às suas pronunciadas atividades antimicrobianas”


Publicado em: 06/08/2019 às 08:20hs

Óleo essencial pode ser promotor de crescimentos de aves

Alguns óleos essenciais podem ser usados como alternativa aos antibióticos promotores de crescimento na alimentação de aves de corte, segundo informou Christiane Fernanda de Queiroz Matias, PhD, MSC, gerente técnico-comercial da Biomin. De acordo com ela, a utilização desses antibióticos está em xeque, já que regulamentações internacionais e nacionais têm proibido ou restringido a prática.

“Os óleos essenciais podem ser utilizados como matérias primas em diversas indústrias, em especial alimentícia, farmacêutica e de perfumaria. Por definição, são substâncias lipossolúveis, voláteis e de baixo peso molecular, que fazem parte do metabolismo secundário das plantas. Eles apresentam diversas propriedades, sendo que a ação depende das espécies de plantas utilizadas, e podem atuar como promotores de crescimento, antibacterianos, anti-inflamatórios, antiparasitários, antioxidantes e imunomoduladores. Além disso, estimulam a secreção de enzimas digestivas e melhoram a motilidade intestinal, aumentando a digestibilidade e a absorção dos nutrientes”, indica.

Dentre os principais, ela explica que os mais usados são os óleos de orégano, tomilho e canela. “O óleo de orégano possui como principal princípio ativo o composto fenólico carvacrol, enquanto o tomilho e a canela possuem o timol e o cinamaldeído, respectivamente, como principais princípios ativos. Dentre os diversos compostos que podem estar presentes na composição dos óleos essenciais, o timol e o carvacrol destacam-se devido às suas pronunciadas atividades antimicrobianas”, completa.

“O fato é que os óleos essenciais têm se apresentado como uma promissora alternativa ao uso de promotores de crescimento. As características destes compostos, como baixa toxicidade, solubilidade, facilidade de obtenção e resultados benéficos a campo são os principais fatores responsáveis pelo destaque dado a esses aditivos. O principal mecanismo de ação destes compostos, para atuarem como antimicrobianos, está relacionado aos efeitos prejudiciais à membrana celular dos microrganismos patógenos”, conclui.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias