Gestão

O Suriname aposta em ferramentas de modelagem digital para melhorar os recursos de Gestão de riscos de desastres agrícolas (GRDA)

O workshop procurou expor para os interessados as ferramentas modernas de modelagem digital e a operação de drones


Publicado em: 25/11/2019 às 09:00hs

O Suriname aposta em ferramentas de modelagem digital para melhorar os recursos de Gestão de riscos de desastres agrícolas (GRDA)

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) realizou um workshop sobre Ferramentas de modelagem geoespacial em 3D e o Uso de drones com o objetivo de melhorar os recursos técnicos e institucionais para a Gestão de riscos de desastres agrícolas (GRDA) e a agricultura sustentável no Suriname.

O treinamento, intitulado “Ferramentas de modelagem geoespacial em 3D para a tomada de decisões com base em evidências na gestão de riscos de desastres na agricultura”, ocorreu entre 4 e 7 de novembro. Participaram representantes de extensão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAPP), instituições educacionais e representantes técnicos do Projeto Het Overliggend Waterschap Multipurpose Corantijn/Departamento de Gestão de Águas (OWMCP) no distrito de Nickerie.

O CEO e fundador da Gardem Pool, Dennis McClung; e Chaney C.G. St. Martin, Especialista Internacional em Gestão de Águas e Solos do IICA, dirigiram as sessões de capacitação para 16 representantes das diversas organizações que participaram do workshop.

Sob outras atividades do projeto no Suriname, um total de 302 oficiais de extensão agrícola, estudantes, jovens e agricultores foram apresentados à capacitação em boas práticas de GRDA para assegurar a sustentabilidade da produção agrícola no país.

As atividades de capacitação complementam um Plano estratégico de GRDA que está sendo finalizado no Suriname sob o mesmo projeto da FAO. Em agosto, Dimitris Herrera Hernández, Perito em Variabilidade Climática e Pós-Doutorado Associado na Universidade de Cornell, Nova York, apresentou outro workshop intitulado: “Ferramentas de modelagem da variabilidade climática para a tomada de decisões com base em evidências na gestão de riscos de desastres agrícolas (GRDA)”.

Esses workshops são financiados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O IICA é o órgão executor de um componente do projeto no Suriname, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAPP), centrado na criação de capacidades na Gestão de riscos de desastres agrícolas (GRDA).