Análise de Mercado

O Boletim do Leite do Cepea de maio já está disponível em nosso site!

Nesta edição, confira:


Publicado em: 24/05/2019 às 16:20hs

O Boletim do Leite do Cepea de maio já está disponível em nosso site!

“Preço ao produtor deve seguir em alta em maio”

O movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve seguir firme em maio, mas em menor intensidade, assim como verificado em abril. Pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada), da Esalq/USP, estimam que a elevação em maio sobre o mês anterior deve ficar em torno de 2%. A sustentação segue vindo da oferta limitada no campo e da maior competição entre indústrias para garantir a compra de matéria-prima.
Leia mais

“Alta no campo eleva preço de derivados em São Paulo”

Os derivados lácteos acompanhados pelo Cepea, negociados no mercado atacadista do estado de São Paulo, registraram altas de preços em abril. O impulso veio das valorizações da matéria-prima no campo, dos baixos estoques nos laticínios e da consequente menor produção dos derivados. A demanda enfraquecida, contudo, limitou as altas nos valores do atacado.
Leia mais

“Escassez interna de matéria-prima reduz exportações”

Em abril, a menor oferta de matéria-prima interna impactou diretamente as exportações brasileiras de lácteos, reduzindo o volume negociado de todos os produtos analisados frente ao mês anterior. Com base nos dados da Secex, os embarques recuaram 46,7% em relação a mar/19 e 19,5% frente a abr/18, totalizando 4,3 milhões de litros em equivalente leite.
Leia mais

“Apesar de leve alta nos custos, relação de troca fica mais favorável ao produtor”

Os custos de produção da pecuária leiteira registraram ligeira alta em abril. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os desembolsos correntes das propriedades, aumentou 0,10% frente a março na “média Brasil”, composta por BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP. Mesmo com esse pequeno aumento, a alta nos preços do leite tem favorecido a relação de troca – em abril, o preço médio líquido do leite pago ao produtor, na “média Brasil”, foi o maior para o mês, desde o início da série histórica, iniciada em 2004.
Leia mais