Capacitação

Nuffield abre nova vaga para brasileiro buscar o melhor da piscicultura no mundo

Inscrições estão abertas de hoje até 03 de dezembro. Oportunidade é franqueada pelo Grupo Bom Futuro. Além do apoio da rede Nuffield, selecionado terá US$ 30 mil para viagens internacionais


Publicado em: 27/11/2017 às 08:00hs

Nuffield abre nova vaga para brasileiro buscar o melhor da piscicultura no mundo

Brasileiros acabam de conseguir mais uma vaga no programa internacional da Nuffield Farming edição 2017/18. A oportunidade que acaba de ser aberta é dirigida especificamente a profissionais dedicados à piscicultura e que queiram correr o mundo para aprender, in loco, o que tem de melhor nesse setor. O suporte financeiro é concedido por parceiros da Nuffield encabeçados pelo Grupo Bom Futuro, com sede em Cuiabá (MT).

Para selecionar esse novo Nuffieldiano brasileiro, a Nuffield, extraordinariamente, abre inscrições de hoje até as 23:59 do dia 03 de dezembro. O endereço para se inscrever é https://goo.gl/forms/oPY2R8f9TIbBnoXV2. A exemplo do processo seletivo tradicional, também para esta vaga que acaba de ser conseguida, os pré-requisitos são: já atuar no agronegócio (no caso, na piscicultura), ter perfil de liderança, vontade real de aprender e compartilhar conhecimentos, conversação fluente em inglês e idade em torno de 25 a 40 (este não é fator limitante).

O anúncio da ou do selecionada/o para esta vaga será feito em 20 de dezembro/17, quando serão divulgados também a/os selecionada/os para as vagas apoiadas pela Nufarm Indústria Química e Farmacêutica e pelo Fundo de investimentos TIAA – esta é disputada por brasileiros, chilenos, norte-americanos e australianos.

Obter mais uma vaga para brasileiros é motivo de comemoração para a embaixadora da Nuffield no Brasil, Sally Thomson. “O Brasil é um país importantíssimo no agronegócio mundial e tem muitos talentos natos. Sabemos que o potencial dessas pessoas pode ser bastante aumentado quando as colocamos para conhecer o que de melhor tem sido feito também em outros países, quando a integramos a uma rede de pessoas com perfil semelhante. Esta é a proposta da Nuffield: aumentar a visão de mundo, técnica e humanística, de pessoas que já demonstram compreensão de ‘desenvolvimento’ não apenas individual”, explica Sally. Conforme a embaixadora, Reino Unido e Austrália incluem cerca de 25 profissionais, cada um, por ano na rede Nuffield, criando uma ‘onda’ de engajamento em transformar o setor em seus países.

INVESTIR PARA DESENVOLVER – O Grupo Bom Futuro tem sua origem e “core business” no agronegócio, mas opera também nos segmentos energético, imobiliário e aeroporturário, empregando mais de cinco mil pessoas. No agronegócio, a grande dimensão de suas atividades levou o Grupo a criar as divisões Agrícola, Pecuária, de Piscicultura, de Sementes, de Armazenagem e também de Transportes.

José Maria Bortoli, um dos quatro sócios do Grupo Bom Futuro, explica que o Grupo e a Nuffield vêm se aproximando já há alguns anos. Primeiramente, a empresa abriu suas fazendas para a visitação de Nuffieldianos interessados em trocar experiências sobre seus tópicos de estudo. Nesta interação, representantes do Grupo viram as vantagens mútuas advindas do conceito de viagens/visitações para se conhecerem outros empreendimentos. “Agora, a Família do Bom Futuro (nossos familiares) também embarca em busca de entender e trazer experiências de outras empresas e setores para o Grupo e para os membros da grande Família Futuro”, comenta Bortoli.

O passo que está sendo dado neste final de 2017, junto à Nuffield, é a participação como investidor. José Maria Bortoli reitera que o Grupo Bom Futuro entende o “ganha-ganha” da proposta Nuffield e, agora, quer acelerar o desenvolvimento da PISCICULTURA, contribuindo, ao mesmo tempo, para a capacitação de pessoas aptas a liderarem o setor.

O Nuffieldiano a ser escolhido em meados de dezembro vai reunir – e refletir criticamente - as melhores informações disponíveis mundialmente sobre a cadeia produtiva do peixe. Irá estudar desde espécies com maior potencial produtivo e bem aceitas pelo consumidor, sistemas de produção mais eficientes (represas, tanques-rede, sistemas fechados), passando por aspectos da alimentação, manejo, processamento, distribuição, valores nutricionais, marketing, enfim, tudo que possa contribuir para o desenvolvimento do negócio da piscicultura no Brasil.

Ao final de 19 meses, contados a partir de janeiro/2018, o Nuffieldiano apresentará relatório público dando destaque às suas conclusões e contribuições para o País. Ao longo de todo o processo, o Nuffieldiano poderá manter contato estreito com seus apoiadores (no caso, Grupo Bom Futuro), oferecendo informações recém-coletadas e também insights que podem ser aproveitados para a condução estratégica do negócio.

BRASILEIROS – O Grupo Bom Futuro é a segunda empresa a oferecer vaga no Programa Nuffield especificamente para brasileiros. A primeira é a Nufarm, Indústria Química e Farmacêutica, que firmou parceria com a Nuffield em 2016. Além desses, o Fundo de investimentos TIAA também oferece vaga, mas a ser disputada entre brasileiros, chilenos, norte-americanos e australianos.

O objetivo da Nuffield, entidade sem fins lucrativos criada em 1947 no Reino Unido, é colaborar para o desenvolvimento de líderes no agronegócio de diferentes países. O foco é na pessoa que, com conhecimento de mundo ampliado, tende a influenciar positivamente a ação de tantas outras em prol do desenvolvimento do agro em sua região e país.

Atualmente, “Nuffieldianos” são selecionados no Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, França, Holanda, Brasil e Estados Unidos. A disponibilidade de vagas em cada país depende de parcerias com empresas e entidades locais. Por ano, cerca de 80 profissionais são integrados ao grupo formado por já cerca de 1.700 Nuffieldianos mundo afora.

Os selecionados recebem 30 mil dólares e o apoio de toda a rede Nuffield para desenvolver, ao longo de 19 meses, estudo sobre tema importante para o agronegócio de sua região ou país. Participam da Conferência mundial da Nuffield - em 2018, será em Amsterdã -, de viagens em grupo e individuais, além de desenvolverem estudos com apoio de mentores convidados pela Nuffield. Ao final, apresentam relatório com até 10 mil palavras, público, compartilhando suas contribuições.

Veja os relatórios já disponíveis

Mais informações sobre Nuffield em português

Informações sobre as vagas, incluindo a ficha de inscrição

Fonte: Nuffield Brasil

◄ Leia outras notícias