Adubos e Fertilizantes

Novo gene melhora produção reduzindo fertilizantes

A variante do gene descoberto aumenta a quantidade de uma proteína chamada GRF4 nas células da planta


Publicado em: 29/08/2018 às 08:00hs

Novo gene melhora produção reduzindo fertilizantes

Um estudo realizado pela Academia Chinesa de Ciências, Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento de Pequim, em parceria com o Departamento de Ciências Vegetais da Universidade de Oxford, descobriu um novo gene capaz de aumentar a produção de cereais mesmo com diminuição do uso de fertilizantes. A “Iniciativa Rice” conseguiu desenvolver um método para que as plantas metabolizem um nível maior de nitrogênio.

Os pesquisadores compararam 36 diferentes variedades de arroz anão e identificaram uma nova variante genética natural que aumenta a taxa de incorporação de nitrogênio das plantas do solo. A variante do gene descoberto aumenta a quantidade de uma proteína chamada GRF4 nas células da planta. O GRF4 estimula a atividade de outros genes, promovendo a captação de nitrogênio e aumentando o rendimento.

De acordo com o professor Nicholas Harberd, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade de Oxford, o custo dos fertilizantes para as culturas de alto rendimento (GRV) costuma ser caro para os agricultores, além de causarem grandes danos ao meio ambiente natural. Isso porque essas culturas possuem uma proteína inibidora do crescimento chamada DELLA, o que faz com que os produtores tenham que aplicar altas doses dos fertilizantes.

“Nós raciocinamos que derrubar a balança GRF4-DELLA em favor da GRF4 poderia reduzir a necessidade de altos níveis de fertilizantes no cultivo de GRV. E para nossa satisfação, descobrimos que o aumento dos níveis de GRF4 causou um aumento no rendimento de grãos de arroz e trigo, especialmente com baixos níveis de fertilizantes”, explicou.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias