Orgânico

Nova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para aplicação na agricultura orgânica

Adjuvante sustentável aumenta o desempenho da pulverização, gerando eficiência operacional e ambiental na produção de cultivos orgânicos


Publicado em: 01/10/2018 às 13:00hs

Nova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para aplicação na agricultura orgânica

A Momentive acaba de lançar mais uma solução inovadora no mercado agrícola brasileiro: o SilwetECO, primeiro e único adjuvante aprovado pelo IBD, órgão certificador de insumos para cultivo orgânico no País.

Trata-se de um superespalhante, que traz inúmeras vantagens para o agricultor, como maior rendimento e facilidade no manejo do produto, redução dos custos operacionais, economia de água, resistência à chuva, entre outras.

O SilwetECO maximiza a cobertura de pulverização em até 10 vezes, com uma única aplicação, na comparação com um adjuvante convencional. “Com isso, é possível eliminar até 70% do volume de água aplicado em razão da maior cobertura proporcionada pelo adjuvante em toda a superfície, contribuindo para a sustentabilidade do Meio Ambiente”, explica Marcos Belle, gerente de Marketing de Agricultura da Momentive na América Latina.

O executivo acrescenta que essa economia de água, associada à melhor performance do tratamento, otimiza os custos e ainda diminui os impactos ambientais da pulverização agrícola. Outra característica do produto é a baixa formação de espuma, resultando em menos desperdício.

Devido a sua composição à base de um silicone modificado, que reduz significativamente a tensão superficial, o adjuvante possibilita grande cobertura foliar e rápida penetração vegetal, o que torna o tratamento resistente à chuva em poucos minutos após a sua pulverização.

Essa característica também proporciona maior rendimento, já que é possível aumentar a área tratada com o mesmo tanque de pulverização. “Como resultado, o agricultor alcança a máxima eficiência dos componentes ativos da mistura aplicada e, ao mesmo tempo, economiza tempo e obtém ganhos operacionais”, destaca o executivo da Momentive.

Com a otimização no processo de pulverização, há ainda a redução da circulação do veículo pela propriedade e, consequentemente, dos custos com mão de obra e combustível. “A diminuição do tráfego possibilita ainda menor compactação do solo, fator relevante para o desenvolvimento dos cultivos”, acrescenta Marcos Belle.

O SilwetECO também está na lista dos produtos certificados pelo Organic Materials Review Institute (OMRI), um instituto global que assegura a adequação de produtos para fabricação, manuseio e processamento orgânico.

Atualmente, o adjuvante é comercializado pelo distribuidor Rizobacter, que oferece suporte técnico e especializado aos clientes.

O executivo Paulo Vianna, gerente geral da Momentive na América Latina, complementa: “A introdução de novos produtos, como o SilwetECO, traz para a região soluções que atendem requisitos importantes de nossos clientes na área agrícola”.

Além disso, investimentos em novas tecnologias fazem parte da estratégia global da organização para alcançar o crescimento projetado para os próximos anos e fortalecer o compromisso da Momentive com o Brasil.

Momentive

Líder mundial no setor de silicones e derivados, a Momentive Performance Materials Inc. mantém o compromisso inabalável com pesquisa, inovação, qualidade e serviço.

No Brasil, a empresa está localizada em Itatiba, na região de Campinas, interior de São Paulo. A unidade conta com capacidade instalada para a produção de silicone industrial e seus derivados para os segmentos de Tintas, Adesivos, Aditivos de Uretanos, Cosméticos e Cuidados Pessoais, Têxtil, Agricultura, Construção Civil e Especialidades para a Indústria Automobilística.

Nos últimos anos, a Momentive se preparou para a recuperação da economia brasileira, investindo em capacidade, tecnologia, inovação e infraestrutura. Recentemente, a empresa concluiu, por exemplo, o processo de ampliação e modernização de sua unidade fabril em Itatiba.

Informações adicionais sobre a Momentive e seus produtos estão disponíveis em www.momentive.com.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

◄ Leia outras notícias