Informática

Netafim leva software de controle da irrigação na Bahia Farm Show

Empresa também apresentará projeto de irrigação por gotejamento subterrâneo da Fundação Ba


Publicado em: 30/05/2018 às 12:40hs

Netafim leva software de controle da irrigação na Bahia Farm Show

Empresa também apresentará projeto de irrigação por gotejamento subterrâneo da Fundação Bahia

A Netafim, multinacional israelense, participa da 14ª edição da Bahia Farm Show, maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, que ocorre de 29 de maio a 02 de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA).

O evento é realizado anualmente pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Instituto Aiba (IAiba), com o apoio da Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. A feira é uma importante oportunidade para os agricultores da região conhecerem as novidades e as principais tendência do mercado.

Para esse ano, a Netafim leva – além da tradicional tecnologia de irrigação inteligente -, seu mais novo sistema de controle e monitoramento da irrigação. Denominado NetBeat, o software capta informações de solo, clima, desenvolvimento das plantas, tudo isso para oferecer ao produtor uma base de dados que irá orientar as tomadas de decisões no campo.

Na prática, a plataforma coleta as informações e dá um diagnóstico ao produtor, que poderá controlar todo manejo da irrigação remotamente através de smatphones, tablets ou PC. “Se o sistema indicar que é preciso irrigar ou nutrirrigar naquele momento, o agricultor poderá fazer isso em apenas em clique”, explica Cristiano Jannuzzi, Gerente Agronômico da Netafim.

Assim, as plantas receberão a quantidade ideal de água e nutrientes, garantindo o melhor desenvolvimento das plantas e uma economia dos recursos hídricos. Jannuzzi conta que a falta ou o excesso de água podem prejudicam o crescimento e a qualidade dos cultivos, por isso, é extremamente importante oferecer os insumos de acordo com as necessidades. “Dessa forma, fazer o acompanhamento em tempo real, torna possível saber exatamente o que as plantas precisam para o bom desenvolvimento e, consequentemente safras mais produtivas”, acrescenta.

Na feira, a Netafim também mostrará suas tecnologias por meio do Dia de Campo Virtual e os participantes poderão conhecer ainda a área de gotejamento subterrâneo da Fundação Bahia, um dos primeiros projetos nestes moldes do Oeste da Bahia.

Os visitantes também poderão conhecer os ótimos resultados alcançados por produtores que adotaram a irrigação inteligente, sistema gota a gota, que leva água e nutrientes direto na raiz das plantas. Em Anápolis (GO) a lavoura de soja na Fazenda São Luiz, registrou aumento de 58% após a adoção da tecnologia. Na safra 2017/18 a produtividade chegou a 95 scs/ha, contra 60 scs/ha da testemunha.

Respostas positivas também foram obtidas no projeto de irrigação implementado na Fazenda Tabapuã dos Pirineus, em Cocalzinho de Goiás (GO), onde a produtividade do milho saltou de 160 scs/ha para 300 scs/ha na safra 2017/18. Apresentando avanço de 88% em relação a testemunha.

Fonte: Netafim

◄ Leia outras notícias