Meio Ambiente

Nestlé amplia esforços para monitorar florestas com tecnologia de radar acessível ao público

A decisão tomada hoje é um passo à frente na realização do compromisso de desmatamento da Nestlé, que assim contribui para a transformação do setor por meio de um sistema de monitoramento acessível ao público


Publicado em: 07/11/2019 às 07:20hs

Nestlé amplia esforços para monitorar florestas com tecnologia de radar acessível ao público

A Nestlé juntou-se hoje a uma coalizão de grandes produtores e compradores de óleo de palma para apoiar e financiar o desenvolvimento de um novo sistema de monitoramento florestal através de radares, conhecido como Alertas por Radar para Detecção de Desmatamento (RADD, na sigla em inglês), acessível ao público.

Desde o final de 2018, a Nestlé monitora 100% de suas cadeias globais de fornecimento de óleo de palma usando o Starling, sistema de monitoramento por satélites ópticos e radares, o que permite empresa gerencie riscos e desenvolva estratégias de intervenção de campo para promover mudanças.

A decisão tomada hoje é um passo à frente na realização do compromisso de desmatamento da Nestlé, que assim contribui para a transformação do setor por meio de um sistema de monitoramento acessível ao público. Desenvolvido pela Universidade Wageningen e pela Satelligence, e facilitado pelo World Resources Institute, o RADD é o primeiro sistema de monitoramento baseado em radar dessa escala que disponibilizará alertas de desmatamento publicamente. Os alertas estarão disponíveis no Global Forest Watch e no Global Forest Watch Pro.

"Adotamos uma abordagem integrada para lidar com os riscos do desmatamento, combinando ferramentas como certificação, mapeamento da cadeia de fornecimento, inspeção local e monitoramento por satélite", afirma Benjamin Ware, diretor Ggobal de Fornecimento Responsável da Nestlé. "Estamos felizes de poder apoiar o desenvolvimento de um sistema de monitoramento florestal como o RADD, que trará responsabilidade e transparência para todo o setor".

O sistema aberto permitirá que empresas, governos, organizações da sociedade civil e outros atores da sociedade monitorem as florestas utilizando os mesmos padrões de informação.

A Nestlé está comprometida em ter produtos livres de desmatamento no médio prazo. Em abril de 2019, 77% das principais commodities agrícolas que a Nestlé compra, incluindo óleo de palma, foram atestadas como livres de desmatamento. Esse número ultrapassará 90% até o final de 2020. A Nestlé continuará a trabalhar com pequenos agricultores e grandes fornecedores para estar perto de 100% livre de desmatamento nos próximos três anos.

Fonte: Nestlé

◄ Leia outras notícias