Mercado Financeiro

Índices acionários da China ampliam série de perdas semanais contra entrada em vigor de tarifas dos EUA

Os mercados acionários da China recuperaram as perdas anteriores e fecharam em alta nesta sexta-feira, mas ainda assim ampliaram a série de quedas semanais com as tarifas de Washington sobre produtos chineses entrando em vigor


Publicado em: 06/07/2018 às 10:20hs

Índices acionários da China ampliam série de perdas semanais contra entrada em vigor de tarifas dos EUA

Os mercados acionários da China recuperaram as perdas anteriores e fecharam em alta nesta sexta-feira, mas ainda assim ampliaram a série de quedas semanais com as tarifas de Washington sobre produtos chineses entrando em vigor, o que intensificou a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,67 por cento, mas ainda registrou queda de 4,2 por cento na semana, sua quinta perda semanal consecutiva.

O índice de Xangai teve alta de 0,46 por cento, depois de flertar com as mínimas de dois anos no início do pregão. O índice fechou a semana com 3,5 por cento de queda, atingindo sua sétima semana consecutiva de perdas.

O iuan enfraqueceu em relação ao dólar, sendo negociado a 6,6515 por dólar.

Os Estados Unidos e a China adotaram tarifas sobre 34 bilhões de dólares em importações um do outro nesta sexta-feira, com Pequim acusando Washington de desencadear "a maior guerra comercial" da história em uma forte intensificação do conflito que já dura meses.

Participantes do mercado disseram que alguns investidores estavam comprando ações em queda depois das vendas generalizadas da semana, mas que o mercado continua a enfrentar incertezas significativas.

"O sentimento está se mantendo bem na Ásia hoje, mostrando que tarifas sobre 34 bilhões de dólares em produtos já estão bem precificadas", disse Frances Cheung, chefe de estratégia macroeconômica na Westpac. "Agora, vamos ver se há algo inesperado...no fim de semana".

No restante da região, as bolsas também se recuperaram, com o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, registrando alta de 0,38 por cento às 7h43 (horário de Brasília), depois de recuar 0,5 por cento mais cedo no pregão.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,12 por cento, a 21.788 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,47 por cento, a 28.315 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,46 por cento, a 2.746 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,67 por cento, a 3.364 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,68 por cento, a 2.272 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,03 por cento, a 10.608 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,99 por cento, a 3.191 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,91 por cento, a 6.272 pontos.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias