Pesquisas

“Nano agulha” pode facilitar edição de genes

Técnica auxilia a falta de rigidez da fita de DNA


Publicado em: 22/03/2019 às 15:20hs

“Nano agulha” pode facilitar edição de genes

Com uma nova técnica desenvolvida pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os cientistas poderiam fazer com que a engenharia genética de qualquer tipo de planta, em particular a edição de genes com CRISPR-Cas9, seja simples e rápida. Eles utilizam uma “nano agulha” para “brincar com os genes da planta” de maneira mais eficiente.

Os pesquisadores explicam que modificar a genética de uma planta requer a obtenção de DNA de suas células e que é muito fácil fazer com células animais, mas com plantas é um assunto diferente. "As plantas não têm apenas uma membrana celular, mas também uma parede celular", diz Markita Landry, professora assistente de engenharia química e biomolecular da Universidade da Califórnia.

Os cientistas tentaram diferentes maneiras de obter DNA e outras moléculas biológicas importantes através da parede celular. Os dois principais são a inserção de DNA em bactérias, que podem infectar células de plantas, ou atirando ouro revestidas com DNA microscópico na célula de planta, utilizando uma pistola de genes. Ambos os métodos têm limitações, já que as armas genéticas não são muito eficientes e algumas plantas são difíceis, se não impossíveis, de infectar com bactérias.

Com a nova técnica, uma fita de DNA é pequena o suficiente para passar pela parede celular da planta, mas não é rígida o suficiente. "Você pode pensar nisso como uma corda", diz Landry. "Se você tentar empurrar uma corda através de uma esponja, ela realmente não vai funcionar, mas se você pegar uma agulha sólida e tentar empurrá-la através de uma esponja, isso funcionará muito melhor”, completa.

A ideia de usar nanotubos de carbono para obter DNA em células vegetais é intrigante para os cientistas, mas "eu acho que eles têm algumas maneiras de fazer isso realmente interessante”, finaliza.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias