Soja

Multinacionais voltam a liderar financiamento da safra de soja de MT, diz Imea

Participação de recursos próprios de produtores, que havia liderado o "funding" da colheita do Estado na temporada passada, recuou para 19%, ante 33% no ciclo anterior, segundo o instituto


Publicado em: 06/12/2017 às 19:50hs

Multinacionais voltam a liderar financiamento da safra de soja de MT, diz Imea

A participação de multinacionais no financiamento da safra de soja de Mato Grosso, maior produtor de grãos do Brasil, aumentou para 35 por cento do total na safra 2017/18, ante 24 por cento na temporada passada, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão ligado aos produtores.

Em contrapartida, a participação de recursos próprios de produtores, que havia liderado o "funding" da safra de Mato Grosso na temporada passada, recuou para 19 por cento, ante 33 por cento no ciclo anterior, segundo o Imea.

Com a diminuição do uso de recursos próprios do produtor, as multinacionais e revendas tiveram como "abocanhar" essa fatia do mercado. Estes dois segmentos, juntos, representaram 52 por cento do custeio total do Estado", afirmou o Imea em nota.

"Pela primeira vez na série histórica do Imea, a troca teve a maior participação no custeio da soja, devido à descapitalização do produtor rural, que precisou buscar nas operações de 'barter' mais da metade dos recursos necessários para completar o custeio agrícola", acrescentou.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias