Algodão

Monitoramento de pragas nas lavouras de algodão na Bahia

Com o andamento da safra de algodão na Bahia, a equipe do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou nos últimos dois meses tours pelas áreas agrícolas do Oeste da Bahia


Publicado em: 26/03/2020 às 10:00hs

Monitoramento de pragas nas lavouras de algodão na Bahia

No início de março, no dia 4, os técnicos marcaram presença para acompanhar o andamento da lavoura dos núcleos Roda Velha e Nova América, e no dia 3, dos núcleos Campo Grande e Cascudeiro. O principal objetivo é a visita de áreas de rotação de algodão e de soja, com o intercâmbio de informações sobre os manejos desde o preparo do solo, destruição de tigueiras e soqueiras do algodoeiro.

Este tipo de ação, segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, tem sido fundamental para o monitoramento pelas entidades da safra 2019/2020 em andamento no Oeste da Bahia com previsão de colheita para o início de junho. “Este é um programa fitossanitário do setor de algodão referência em todo o Brasil e os resultados positivos estão diretamente ligados à presença dos produtores líderes que incentivam e mobilizam os agricultores para o manejo e combate adequado na lavoura nesta fase de desenvolvimento da cultura”, afirma.

No final de fevereiro, no dia 28, foi a vez da visita aos produtores dos núcleos Alto Horizonte, e Paraíso e Rodovia da Soja; e no dia 21, das fazendas localizadas na Estrada do Café e Anel da Soja. Na oportunidade, os técnicos da Abapa, juntamente com os da Aiba e Fundação Bahia, trocaram experiências e levaram estratégias eficientes para gerentes e técnicos das fazendas para o manejo na prevenção de pragas e doenças nas lavouras como o bicudo do algodoeiro e a ferrugem da soja.

Iniciada em dezembro passado, a previsão é que a nova safra ocupe uma área total de 315 mil hectares. Com a retomada das chuvas regulares e bem distribuídas nas áreas agrícolas, a Abapa estima que a produtividade e a produção se mantenham no mesmo patamar da safra passada, quanto foram colhidas 1,5 milhão de toneladas de algodão (pluma e caroço), apesar de redução de 5% da área. A previsão para o início da colheita é para o mês de junho.

Fonte: Climatempo

◄ Leia outras notícias