Gestão

Momentive mantém logística reversa das embalagens de produto sustentável

Apesar da mudança na legislação de classificação de adjuvantes, empresa continua associada ao inpEV para o descarte correto de embalagens


Publicado em: 15/07/2019 às 14:40hs

Momentive mantém logística reversa das embalagens de produto sustentável

Como parte de suas ações de sustentabilidade, a Momentive decidiu pela permanência de seu adjuvante superespalhante SilwetECO no Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), adotado na cadeia produtiva de defensivos agrícolas.

O inpEV atua como núcleo de inteligência da iniciativa, que tem como base o princípio de responsabilidades compartilhadas entre agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) para reciclagem ou incineração.

Em 2018, uma mudança na legislação brasileira reclassificou os adjuvantes agrícolas e, consequentemente, desobrigou as empresas fabricantes desses produtos a adotar a logística reversa.

Apesar da não obrigatoriedade, a Momentive manteve a associação ao inpEV para garantir que as embalagens vazias do adjuvante SilwetECO, lançado recentemente no Brasil, sejam descartadas ou recicladas adequadamente. “A permanência da empresa no Sistema Campo Limpo demonstra um de nossos principais valores que é atuar de maneira segura e ambientalmente responsável, protegendo nossos colaboradores, clientes e a comunidade”, afirma Marcos Belle, gerente de Marketing de Agricultura da Momentive na América Latina.

O superespalhante SilwetECO, único adjuvante aprovado atualmente pelo IBD para agricultura orgânica, possibilita que os agricultores reduzam o desperdício do produto, os custos gerais da aplicação e a quantidade de água por conta do aumento da cobertura da pulverização em até 10 vezes mais do que um adjuvante convencional. “Há mais de 35 anos, os adjuvantes Silwetmelhoram o desempenho das aplicações de pulverização e, assim, promovem o uso responsável dos recursos naturais. Continuaremos com essa prática”, acrescenta Belle.

Para o inpEV, a continuidade da empresa no Sistema Campo Limpo, mesmo com a mudança da legislação, é bastante relevante. “Essa iniciativa revela a preocupação da empresa em promover a logística reversa das embalagens vazias e cuidar do Meio Ambiente e das futuras gerações”, avalia Maria Helena Z. Calado, gerente de Sustentabilidade do inpEV.

Para demonstrar seu compromisso ambiental, a Momentive também adotará agora o selo do InpEV nas embalagens do superespalhante SilwetECO. “Queremos promover a divulgação do Sistema Campo Limpo e a importância de manusear adequadamente as embalagens vazias de defensivos agrícolas”, acrescenta Belle.

O SilwetECO é produzido na planta brasileira da Momentive, em Itatiba, interior de São Paulo. “Além da produção local, estamos constantemente investindo em soluções inovadoras para atender cada vez mais às demandas do setor agrícola”, diz o executivo Paulo Vianna, gerente geral da empresa na América Latina.

Informações adicionais sobre a Momentive e seus produtos estão disponíveis em www.momentive.com.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

◄ Leia outras notícias