Gestão

Microsoft e IICA criam plataforma gratuita de vídeos sobre agricultura

O lançamento da plataforma foi realizado na sede central do IICA, com a presença do diretor de Educação da Microsoft para a América Latina, Luciano Braverman, e do diretor geral do Instituto, Manuel Otero


Publicado em: 16/07/2019 às 07:40hs

Microsoft e IICA criam plataforma gratuita de vídeos sobre agricultura

IICA Play é uma nova ferramenta para diminuir brechas digitais e educativas por meio de mais de uma centena de vídeos com conteúdo técnico e educativo relacionado com agricultura - desde o uso eficiente dos recursos naturais até metodologias para tratar doenças fitossanitárias- estarão disponíveis para os produtores de todo o hemisfério.

A Microsoft e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lançam o IICA Play, uma inovadora plataforma que democratiza o acesso ao conhecimento ao colocar à disposição de produtores, pesquisadores, estudantes e jovens professionais conteúdo técnico, educativo e informativo relacionado com a agricultura e a pecuária. O lançamento da plataforma foi realizado na sede central do IICA, com a presença do diretor de Educação da Microsoft para a América Latina, Luciano Braverman, e do diretor geral do Instituto, Manuel Otero.

De acesso gratuito, o IICA Play se constitui como um esforço para diminuir brechas digitais e educativas em favorecimento de populações rurais, incluindo mulheres e jovens, para o acesso a conhecimentos e informações para enfrentar desafios e obter ferramentas que permitam aumentar a produtividade e mitigar problemas derivados de eventos climáticos extremos, migrações de territórios rurais e o esgotamento dos recursos naturais, entre outros.

“O IICA Play oferecerá conteúdos de qualidade e colocará à disposição dos produtores das Américas, ferramentas que sirvam para aprender e fortalecer a tomada de decisões no campo, pois oferece soluções concretas a problemas comuns em muitos países do hemisfério. Se trata de conteúdos úteis e dinâmicos, produzidos por organizações especializadas em agricultura e validados nas zonas rurais e pelo os mesmos especialistas do Instituto. A tecnologia digital é a chave para contribuir a fechar lacunas de produtividade e de geração de oportunidades e a nossa aliança com a Microsoft é fundamental para isso”, explicou Manuel Otero, Diretor Geral do IICA.

“Graças a esta plataforma, os agricultores de qualquer tamanho, de qualquer especialidade, em qualquer país da região poderão acessar conhecimentos técnicos, as melhores práticas para melhorar sua produtividade e fazer um melhor uso de seus recursos e dos recursos naturais. A plataforma brinda a oportunidade de vencer um dos maiores obstáculos na América Latina: o acesso ao conhecimento. É um verdadeiro motor de equidade, pois coloca ao alcance de todos um nível de expertise ao qual só as grandes agroindústrias podiam chegar. A transformação digital do campo empodera as comunidades e as futuras gerações”, afirmou Luciano Braverman, Diretor de Educação da Microsoft para a América Latina.

O IICA Play ampliará seus conteúdos conforme implemente novas sinergias entre os setores público e privado relacionados com a agricultura. A Bayer e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) do Brasil são dois dos principais provedores de conteúdo oferecido pela plataforma da Microsoft e do IICA. A Agrotendência TV, canal especializado, também é outro relevante provedor de conteúdo, além de produções do próprio IICA.

Os conteúdos estão disponíveis em alta definição, assim como em espanhol, inglês e português; e se adaptam ao formato das bandas (velocidade de carregamento de dados) dos usuários, em qualquer lugar do mundo, o que permite uma visualização imediata e fluida seja em computadores, telefones celulares ou tablets. Pode-se acessar a plataforma no endereço: http://play.iica.int