Internacional

Mercados esperam sinais positivos Trump em discurso sobre comércio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá discutir a política comercial do país no Clube Econômico de Nova York nesta terça-feira, e os mercados devem se atentar a cada palavra


Publicado em: 12/11/2019 às 12:00hs

Mercados esperam sinais positivos Trump em discurso sobre comércio

O discurso de Trump, assim como o de líderes estrangeiros como o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev https://www.econclubny.org/legacyarchive/-/blogs/1992-mikhail-gorbachev e o primeiro-ministro chinês Li Keqiang https://www.ncuscr.org/content/full-text-premier-li-keqiangs-speech, será observado de perto por investidores ansiosos por qualquer notícia positiva sobre a guerra comercial com a China.

"Pode-se esperar que o presidente destaque como suas políticas de impostos mais baixos, desregulação e comércio justo e recíproco sustentaram a recuperação econômica mais longa na história dos EUA com desemprego em mínima recorde, alta dos salários e aumento da confiança do consumidor", disse o porta-voz da Casa Branca, Judd Deere. Ele se recusou a dar mais detalhes.

Os mercados acionários dos EUA atingiram máximas recordes nas últimas semanas diante das expectativas de que a Casa Branca e o governo chinês estariam perto de um acordo comercial. Na semana passada, autoridades de ambos os lados disseram que tinham um acordo para reverter tarifas, mas Trump na sequência negou que houvesse fechado qualquer acordo.

Um discurso positivo sobre o comércio entre EUA e China deve satisfazer os participantes do mercado mesmo sem detalhes específicos sobre a "fase um" de um acordo sob negociação, disse Jim Paulsen, presidente de investimento do The Leuthold Group.

"Ainda parece que estamos muito perto de ter algo fechado", disse Paulsen na segunda-feira. "Mesmo que seja inexpressivo, será relevante."

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias