Avicultura

Mercado global de frango deve melhorar gradualmente em 2019

O mercado global de carne de frango deve começar a melhorar gradualmente em 2019, refletindo principalmente um aumento da demanda chinesa, disse o Rabobank em relatório trimestral sobre o setor


Publicado em: 15/03/2019 às 11:20hs

Mercado global de frango deve melhorar gradualmente em 2019

O mercado global de carne de frango deve começar a melhorar gradualmente em 2019, refletindo principalmente um aumento da demanda chinesa, disse o Rabobank em relatório trimestral sobre o setor. Surtos de peste suína africana podem resultar em queda de 10% a 20% na produção chinesa de carne suína, e a carne de frango deve ser o principal substituto do produto, disse o banco, acrescentando que esse cenário deve impulsionar tanto a produção na China quanto o comércio global.

Apesar da perspectiva de melhora do comércio, o Rabobank acredita que o mercado global deve enfrentar volatilidade en 2019, com um possível acordo entre Estados Unidos e China e restrições à carne de frango do Brasil. Em janeiro, a Arábia Saudita descredenciou unidades brasileiras exportadoras de frango, e no ano passado a União Europeia impôs restrições a 20 plantas exportadoras brasileiras. Um acordo entre Washington e Pequim pode resultar em aumento do volume de frango norte-americano exportado para a China, alterando os fluxos de comércio global.

O Rabobank destacou também que países "novatos" como Ucrânia e Rússia estão aumentando sua escala de produção para competir com exportadores tradicionais. As exportações ucranianas cresceram 20% em 2018, para 322 mil toneladas, enquanto os embarques russos aumentaram 14%, para 192 mil toneladas, disse o banco.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias