Mercado Florestal

Mercado de celulose se aproxima de inflexão na curva de preços, vê Suzano

“Vemos potencial no médio prazo para o crescimento na demanda por tissue diante do aumento da conscientização por higiene na China”, disse o diretor comercial de celulose da Suzano, Carlos Aníbal, a jornalistas, durante evento com investidores e analistas


Publicado em: 19/02/2020 às 17:20hs

Mercado de celulose se aproxima de inflexão na curva de preços, vê Suzano

A Suzano manterá a estratégia de redução de estoques de celulose neste ano e avalia que o mercado está perto do ponto em que os preços da commodity vão começar a se recuperar, após quedas de mais de 30% no ano passado, motivadas por excesso de inventários, principalmente em clientes na Ásia.

A maior produtora de celulose de eucalipto do mundo não identificou por ora problemas no mercado oriundos da epidemia do coronavírus na China e previu que a disseminação da doença vai gerar uma mudança estrutural na demanda chinesa por produtos de higiene, incluindo papel tissue, usado em lenços, por exemplo.

“Vemos potencial no médio prazo para o crescimento na demanda por tissue diante do aumento da conscientização por higiene na China”, disse o diretor comercial de celulose da Suzano, Carlos Aníbal, a jornalistas, durante evento com investidores e analistas.

Ele citou como exemplo de comportamento o hábito recente de chineses de levar lenços de papel no bolso para tocarem em maçanetas de portas e até para apertar botões em elevadores. Aníbal também citou como exemplo da mudança no mercado chinês a valorização das ações da Vinda, grande fabricante chinês de papel tissue, que dispararam 42% neste ano.

“Não estamos vendo impacto (negativo do coronavírus na demanda por celulose)...Os estoques de clientes estão equilibrados”, disse Aníbal, explicando que alguns clientes da Suzano na China pararam para o Ano Novo Lunar enquanto outros seguiram produzindo.

“No momento, a atenção nossa está sobre a cadeia logística”, de transporte dos portos na China para alguns clientes de celulose no país devido às restrições de circulação, disse ele.

A Suzano divulgou na noite da véspera resultado de quarto trimestre dentro do esperado por analistas e estimativas maiores para sinergias a serem geradas pela fusão com a Fibria.

A ação da companhia disparava nesta quinta-feira. Às 15h, o papel tinha alta de 3,7%, enquanto o Ibovespa caía 1,1%.

PONTO DE VIRADA?

Parte do otimismo do mercado com a Suzano foi gerado por conta da redução acelerada dos estoques de celulose, da ordem de 650 mil toneladas, no quarto trimestre, algo que a empresa continuará fazendo em 2020, disse Aníbal. Segundo ele, a empresa não fez movimentos para elevar o preço da celulose em janeiro e fevereiro por entender que não havia condições no mercado.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias