Nutrição Animal

Melhoria de utilização de nutrientes é foco para o Programa de Matriz Máxima

AB Vista apresenta novo modelo de utilização de enzimas combinadas


Publicado em: 18/03/2020 às 15:00hs

Melhoria de utilização de nutrientes é foco para o Programa de Matriz Máxima

O uso de enzimas exógenas é unanimidade em todas as empresas ligadas à nutrição animal, entretanto, nos últimos anos a aplicação dessas enzimas vem sofrendo constantes inovações. Uma destas inovações acontece com o conceito de “superdosing” de fitase, que já se tornou uma realidade em dietas para aves e suínos da mesma forma que a xilanase tem evoluído para uma tecnologia que está além de liberação de nutrientes como aminoácidos e energia.

No período atual onde a indústria vem sofrendo uma certa “crise” de abastecimento com algumas matérias primas, o conceito de PMM da AB Vista é uma importante ferramenta que os nutricionistas podem utilizar para reduzir e/ou substituir alguns desses ingredientes “escassos” no mercado atual. O programa é uma combinação do uso de fitase (Quantum Blue) e de xilanase (Econase XT), para retirar o máximo proveito de nutrientes presentes nas dietas.

No caso da fitase, a prática de utilizar doses mais altas visa destruir ao máximo o fitato (IP6), e com isso a cadeia produtiva tem como benefícios melhoria de performance e/ou redução no custo do alimento, principalmente pela redução na inclusão de alguns ingredientes da dieta como os aminoácidos sintéticos além das fontes de fósforo. A AB Vista, globalmente dentre as principais companhias de nutrição animal, realizou uma extensa pesquisa para determinar o efeito da aplicação de enzimas específicas para degradar tanto o fitato quanto o NSP, reduzindo os efeitos antinutricionais de ambos os substratos. Esta investigação deu origem a uma nova aplicação enzimática denominada "Programa de Matriz Máxima (PMM)", que proporciona uma decomposição completa do fitato, reduzindo a viscosidade e aumentando a capacidade de fermentação das fibras.

A Nutrição de Matriz Máxima tem sido demonstrada para melhorar a utilização de nutrientes, proporcionando uma melhoria significativa em aminoácidos, minerais e energia.

“A superdosagem funciona bem entre os clientes que podem ver o valor das melhorias de desempenho, mas há muitos outros produtores que procuram o mesmo desempenho com rações de menor custo - e é disso que trata a Nutrição de Matriz Máxima”, Dr. Mike Bedford, Diretor de Pesquisa da AB Vista.

Fonte: AB Vista

◄ Leia outras notícias