Processamento

Melhor torrefadora de café da França estará na Semana Internacional do Café 2019

A mineira Daniela Capuano, única mulher a conquistar o título francês, participará do Coffee of The Year e fará workshop sobre torra durante evento em Belo Horizonte


Publicado em: 20/11/2019 às 07:00hs

Melhor torrefadora de café da França estará na Semana Internacional do Café 2019
Foto: SIC 2018 - Gustavo Baxter

Da infância passada na fazenda de café dos avós maternos em Três Pontas, no Sul de Minas, ela se lembra que não gostava da bebida: achava muito amarga e, frequentemente, muito doce. O cheiro, delicioso para a maioria dos apaixonados por café, também não a atraía. “Não entendia porque as pessoas bebiam aquilo”, diz, recordando-se das muitas férias de verão em que brincava no cafezal, no terreiro e no secador de café.

E também não gostava do aroma e do sabor, justamente dois itens fundamentais no processo de torrefação e que dão ‘cara’ e propriedade ao café. O nariz torcido para o café ficou para trás e foi no início da vida adulta que a bebida passou a fazer parte da sua rotina, quando trabalhou em uma cafeteria.

“Me apaixonei mesmo nos idos de 2005, 2006, quando passei a entender mais sobre qualidade, torra e preparo do café”, conta Daniela Capuano, eleita a melhor torrefadora da França, em 2018, sendo a única mulher a receber o título Meilleur Ouvrier de France, na categoria torrefador. Ela vai compartilhar parte de sua experiência e sua história pelo mundo do café durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2019, entre 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

“Sem a torrefação, que tem o objetivo de revelar os aromas e sabores do café, além de dar solubilidade aos grãos, a bebida não tem o gosto nem o cheiro que conhecemos. Sobre ter recebido esse título, o mesmo que os melhores chefs, patissiers e sommeliers franceses, foi uma grande honra, um dia inesquecível. Não foi fácil me tornar uma profissional respeitada nesse meio. Acho que essa caminhada teria sido mais fácil se houvesse mais mulheres na área”, diz ela.

Durante a SIC 2019, a torrefadora vai participar das torras de amostras que concorrem ao Prêmio Coffee of The Year - que vai indicar os melhores cafés do Brasil nas categorias Arábica e Canéfora (conilon/robusta) - e ministrará um workshop sobretorra, dentro da programação Torra Experience, um dos 25 eventos simultâneos que ocorrem os três dias do evento.

“Vai ser interessante trocar experiências com os torrefadores brasileiros, e espero que eu possa somar, dividindo com eles minha experiência aqui na França. A SIC é o evento mais importante para o setor nacional, onde todos os profissionais no setor se encontram, debatem, acompanham as tendências, com visibilidade cada vez maior no cenário internacional”, diz.

Fonte: SIC - Semana Internacional do Café

◄ Leia outras notícias