Capacitação

Médicos-veterinários de Santa Catarina recebem treinamento de IATF para atender produtores do estado

Evento contou com palestra do Dr. Roberto Sartori, professor da ESALQ/USP, em parceria com a GlobalGen


Publicado em: 15/08/2019 às 13:40hs

Médicos-veterinários de Santa Catarina recebem treinamento de IATF para atender produtores do estado

Como parte do processo de capacitação dos técnicos que atuam no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Corte do Estado de Santa Catarina, o Dr. Roberto Sartori, professor da Esalq/USP e parceiro GlobalGen, esteve na cidade de Lages, no dia 1º de agosto, para promover um treinamento para médicos-veterinários sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Ao todo 70 profissionais participaram da capacitação e estarão aptos a fazer os protocolos de inseminação, além de prover assessoria aos produtores rurais em outros aspectos reprodutivos nas propriedades. Segundo Sartori, em 2018 foi realizado um primeiro treinamento e este ano a ideia foi aprofundar o tema e ter o feedback dos participantes sobre as ações já desenvolvidas.

“Os técnicos se mostraram satisfeitos com os resultados obtidos e bem afinados sobre as estratégias aplicadas. Esse ano tivemos discussões técnicas muito pertinentes, além do retorno positivo dos participantes sobre a última estação de monta”, destaca.

Ele acrescenta ainda que compartilhou com os participantes os resultados obtidos com experimentos vinculados à IATF em gado de corte, realizados em conjunto com a GlobalGen, empresa referência em reprodução animal, parceira do projeto.

O Projeto

O ATeG é desenvolvido no estado de Santa Catarina pelo Sistema FAESC/SENAR em parceria com o SEBRAE, e tem como objetivo capacitar produtores rurais preparando-os para a condução das atividades com visão empresarial e emprego de avançadas técnicas de gestão e controle. O programa permitiu a inseminação de aproximadamente 42 mil matrizes bovinas com protocolo de IATF. Na temporada 2017/2018 foram inseminadas 18.905 fêmeas com a obtenção de 69% de prenhez. Na temporada de 2018/2019 foram inseminadas 21.204 matrizes, com 79% de prenhez, com um incremento de 10 pontos percentuais. Para o período 2019/2020, o objetivo do ATeG é inseminar mais 25 mil vacas.

Mais informações

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias