Maquinas e Implementos

Massey Ferguson leva nova plataforma draper à 41ª Expointer

Lançamento oferece baixo índice de perda de grãos e aumenta o rendimento operacional em até 10%


Publicado em: 27/08/2018 às 13:40hs

Massey Ferguson leva nova plataforma draper à 41ª Expointer

A Massey Ferguson marca presença na 41ª Expointer com um portfólio completo de colheitadeiras. Presente pela primeira vez no Sul, a plataforma 9255 Dynaflex, de 45 pés, foi desenvolvida especialmente para colheitadeiras axiais da classe 8. Além do lançamento, a Massey Ferguson também leva à Expointer, de 25 agosto a 2 de setembro, as colheitadeiras híbridas MF 4690 e MF 5690 e os modelos axiais MF 9695 e MF 9895.

“Quem nos visitar na Expointer, terá a oportunidade de conferir máquinas especialmente projetadas com alta tecnologia para aumentar o rendimento da produção e reduzir custos de operação. A 9255 Dynaflex é a mais nova opção de plataforma para colheitadeiras axiais que a Massey Ferguson traz ao mercado. Com o aumento da família draper, que agora possui opções de 25 a 45 pés, a marca ampliará o alcance de atendimento a diferentes regiões, topografias e tipos de propriedades”, diz Fabrício Müller, gerente de marketing do produto colheitadeiras da AGCO, para a Massey Ferguson.

Plataforma draper de 45 pés: 9255 Dynaflex

Especialmente projetada para o modelo MF 9895, a nova plataforma trabalha com baixo índice de perda de grãos e aumenta o rendimento operacional em até 10% de área colhida no fim do dia, em relação ao modelo de 40 pés. A facilidade no acoplamento à máquina e nos ajustes da plataforma são outros diferenciais. Com a novidade, regulagens podem ser feitas de dentro do próprio equipamento, auxiliando o operador em tarefas como o ajuste do ângulo de ataque da plataforma em relação ao solo.

O sistema de corte de 13,7 metros e barra flexível em toda a extensão permite uma colheita ágil e uniforme, nas mais diversas condições de solo, otimizando o desempenho da colheita. Para uma melhoria na capacidade de processamento da máquina, a pla¬taforma 9255 Dynaflex conta com o sistema de transpor¬te por esteira de borracha, permitindo que o material colhido siga todo na mesma direção, com melhor fluxo de massa e alimentação homogênea.

“O lançamento alia alta performance, uniformidade de fluxo, preservação da qualidade do grão e redução de perdas. A nova solução também foi especialmente projetada para ter menos paradas para limpeza, aumentando a disponibilidade do equipamento para o trabalho”, afirma.

Colheitadeiras axiais: MF 9695 e MF 9895

O modelo MF 9695, da classe 6, é equipado com motor de seis cilindros turbo intercooler AGCO Power de 8,4 litros, sendo capaz de entregar até 390 cv. Testes de campo apresentaram que, em condições ideais de uso, a máquina reduz em até 30% o consumo de combustível se comparado ao modelo anterior.

Já a colheitadeira axial MF 9895, que agora pode vir com a nova plataforma 9255 Dynaflex acoplada, possui motor de sete cilindros AGCO Power com 9,8 litros, que pode chegar à potência de 500 cv. Apresenta a maior taxa de descarga de grãos do mercado (150 litros por segundo) e tanque com capacidade de armazenagem de 12.334 litros. O sistema de acionamento do cilindro alimentador é responsável pela alta performance do equipamento, garantindo a qualidade dos grãos e ampliando o leque de culturas e de aplicação.

A MF 9695 e a MF 9895 possuem o moderno sistema de arrefecimento V-Cool, exclusividade da marca, que reduz drasticamente a necessidade de limpeza dos radiadores e oferece alta capacidade de resfriamento e, consequentemente, maior vida útil ao motor. Além da redução no consumo, as colheitadeiras possuem sistema de processamento Trident™, composto pelo rotor de 3,56 m de comprimento, promovendo mais trilha e separação, enquanto aumenta a qualidade dos grãos.

Colheitadeiras híbridas inseridas no MDA: MF 4690 e MF 5690

Além das versões axiais, os produtores também poderão conferir as colheitadeiras híbridas MF 4690 e MF 5690, que recentemente foram enquadradas no Programa Mais Alimentos (MDA), sistema de financiamento do Governo Federal. A iniciativa integra a estratégia da marca de ampliar o portfólio de produtos disponíveis no MDA, que antes já contemplavam diversos modelos de tratores.

A colheitadeira MF 4690, classe 4, é ideal para agricultura familiar, possui conceito híbrido de processamento com separação axial por dois rotores, aumentando a produtividade e a eficiência no campo. Devido ao sistema híbrido, exclusivo da Massey Ferguson, a MF 4690 unifica o melhor da trilha convencional com o melhor da separação axial, permitindo que a máquina trabalhe com baixo índice de perdas mesmo em condições extremas, como em culturas com alto volume de palha, lavouras com grande produtividade de grãos ou com alta umidade nos produtos. Esse tipo de processamento possibilita uma capacidade de separação por ação centrífuga maior do que qualquer outro sistema, pois valoriza ao máximo o fluxo da palha em torno dos duplos rotores.

Com 200 cv de potência, o modelo é equipado com motor eletrônico AGCO Power (sistema iEGR). Por meio dessa tecnologia é possível fazer o monitoramento completo das funções do motor integrado à máquina, além de possibilitar que o equipamento permaneça mais tempo no campo garantindo baixo custo operacional e reduzindo significativamente os custos da colheita.

O equipamento trabalha com plataformas de até 20 pés, proporcionando um alto nível de produção, especialmente em culturas de arroz, soja e milho. Com taxa de descarga de 86 l/s –62% superior–, a maior da categoria, e tanque de grãos com capacidade de armazenamento 10% maior (5.500 litros), a MF 4690 fica mais tempo disponível para a colheita. A cabine foi projetada para maximizar o conforto e a facilidade operacional, tornando o trabalho mais produtivo.

Já a MF 5690, da classe 4, a maior e mais potente colheitadeira ofertada no MDA, chega à Expointer ampliando o portfólio da marca, o mais completo e moderno da linha de financiamento. Equipada com um motor de seis cilindros turbo intercooler AGCO Power de 7,4 litros, é capaz de entregar até 225 cv.

A MF 5690 reúne as melhores características dos sistemas convencionais (robustez com baixo consumo de energia) e axial (redução de perdas na colheita e maior capacidade operacional) em apenas um único conceito, que é o híbrido de processamento.

A colheitadeira foi desenvolvida para proporcionar mais conforto e eficiência operacional e pode ser equipada com o piloto automático Auto-Guide™ 3000, sistema de telemetria AgCommand® com o monitor de produtividade FieldStar® II e com plataformas de até 23 pés. Possui capacidade de 5.500 litros, taxa de descarga de 86 l/s e alta capacidade de processamento com os seus mais de 14m² de trilha e separação.

Fonte: Massey Ferguson

◄ Leia outras notícias