Gestão

Mapeamento de área auxilia produtor na tomada de decisão sobre a lavoura

Cresce o interesse por softwares que geram mapas com dados precisos como o FalkerMap da empresa Falker, pioneira do movimento AgTech no país


Publicado em: 28/06/2019 às 07:00hs

Mapeamento de área auxilia produtor na tomada de decisão sobre a lavoura
Foto: FalkerMap - Crédito Falker Divulgação

O avanço da tecnologia no campo vem garantindo melhores produtividades, mais renda e gestão rural qualificada. As ferramentas desenvolvidas para a agricultura de precisão facilitam a vida do produtor gerando redução de custos e otimização de tempo. De forma pioneira, a empresa Falker começou a trabalhar em 2008 com o FalkerMap, um software completo e simples, baseado na web, para geração de mapas. Desde então vem evoluindo e em 2017 houve a migração para a web.

Todo o processo desenvolvido pelo FalkerMap, do mapeamento até a aplicação de insumos em taxa variável nas máquinas agrícolas, gera ao produtor economia de recursos e aumento da rentabilidade da lavoura. O software possui um exclusivo sistema de criação de fórmulas de taxa variável. Permite que o produtor trabalhe com os mais modernos recursos de agricultura de precisão disponibilizado em um único software, como mapas de condutividade do solo, NDVI e imagens aéreas. O software atende as necessidades dos diferentes perfis de usuários.

A empresa Kasuya, referência de produtividade em propriedades de alta performance e trabalhando com os grandes produtores da região Oeste da Bahia, utiliza há muito tempo os equipamentos desenvolvidos pela Falker. Especializada no setor de proteção de plantas e cultivos nas culturas de algodão, soja e milho, a Kasuya realiza o diagnóstico e correção de problemas do solo, focando no aumento da produtividade.

O consultor agronômico e produtor Marcos Henrique Oliveira, das empresas Kasuya e Magma, lembra a parceria que tem com a Falker e que na sua região é muito comum a utilização de tecnologia de precisão. “Podemos destacar as tecnologias que estão embarcadas em máquinas que trabalham com taxa fixa e variável para aplicação de fertilizantes. Tem bastante uso de tecnologia de precisão na semeadura e na colheita. Também é muito comum as fazendas gerarem mapas de colheita para verificar como foi o resultado das tecnologias aplicadas e fazer estudo dos locais onde ocorreu o maior e o menor sucesso”, explica.

Com relação ao FalkerMap, Oliveira afirma que contribui muito para agilizar e dar confiabilidade ao trabalho a partir do momento em que os mapas gerados funcionam nas máquinas, nos monitores, fazendo o controle da taxa variável na aplicação de corretivos e fertilizantes. “O sistema é estável, sempre funcionando, gerando as informações com rapidez e isso foi nos dando confiabilidade e conforto”, salienta.

No Mato Grosso, Rodrigo Muller Bender da empresa R&R, também é usuário do FalkerMap. Segundo ele, o software ajuda na organização dos dados provindos das amostras, assim como na aplicação dos nutrientes para melhorar as condições do solo dentro das possibilidades financeiras do produtor. Na região em que atua, nos municípios de Campo Verde, Jaciara, Chapada dos Guimarães, Barra dos Bugres e Gaúcha do Norte, Bender salienta que a agricultura de precisão é bastante utilizada nas culturas de soja, milho e algodão. “Aqui na região a tecnologia é bem difundida. Tem muitas empresas que prestam serviço na área de agricultura de precisão. Também as revendas de máquinas agrícolas utilizam essas ferramentas com as taxas de sementes nas plantadeiras e os mapas de colheita”, conta.

A Singular Agro, localizada na cidade de Gurupi, Tocantins, utiliza o FalkerMap desde 2017. O engenheiro agrônomo Rafael Zam Alves da Silva, proprietário da empresa, diz que agrega o software ao seu serviço de agricultura de precisão que presta aos produtores, fazendo mapas de taxa variável. As novas tecnologias estão sendo usadas em sua região principalmente na cultura da soja. “Ainda é pequeno o percentual de produtores com nível tecnológico adequado, mas já existe um crescimento significativo”, comenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Falker

◄ Leia outras notícias