Governo

Mapa quer 2 milhões de hectares a mais de florestas em até 10 anos

Ministério anunciou, nesta quarta-feira, um plano para incentivar plantações comerciais de árvores como pinus e eucalipto no país


Publicado em: 10/12/2018 às 17:20hs

Mapa quer 2 milhões de hectares a mais de florestas em até 10 anos

O Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou, na quarta-feira (5/12), um plano para aumentar a área com florestas plantadas no Brasil em 2 milhões de hectares nos próximos dez anos. De acordo com o divulgado pela pasta, a iniciativa, chamada de PlantarFlorestas, inclui um diagnóstico ambiental e socioeconômico associado ao manejo e a fase industrial do setor.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), citados no comunicado do Mapa, indicam que a área cultivada com florestas atualmente chega a 10 milhões de hectares. A maior parte dessas plantações comerciais está em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“O plano é resultado de um processo que envolveu várias propriedades, profissionais, entidades e órgãos de governo. Esse trabalho foi finalizado no âmbito da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas por um grupo técnico criado pela Câmara, coordenado pela Embrapa Floresta que nos facilitou bastante o trabalho”, disse o presidente da Câmara Setorial, Walter Vieira, conforme o comunicado divulgado pelo Ministério.

De acordo com o governo brasileiro, a iniciativa foi lançada em meio a um cenário de aumento da participação do setor de florestas plantadas no agronegócio brasileiro. De janeiro a outubro deste ano, o setor foi o terceiro mais importante da pauta de exportações da agropecuária, atrás apenas dos complexos soja e carnes.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias