Pragas e Doenças

Mais um vírus causador de mosaico em sorgo é identificado no Brasil

Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (MG) identificaram, pela primeira vez no Brasil, a ocorrência da espécie Johnsongrass mosaic virus (JGMV) infectando, naturalmente, lavouras de sorgo [Sorghum bicolor (L.) Moench]


Publicado em: 04/06/2018 às 13:00hs

Mais um vírus causador de mosaico em sorgo é identificado no Brasil

Os estudos encontraram também, entre os diversos genótipos testados, uma linhagem de sorgo resistente ao mosaico comum causado por essa espécie de potyvírus. Em condições ambientais que favoreçam o seu aparecimento, a doença pode provocar perdas consideráveis na produção, de acordo com os pesquisadores.

O JGMV é o segundo vírus causador desse mal no sorgo identificado no Brasil. “Anteriormente, apenas o Sugarcane mosaic virus (SCMV) havia sido encontrado causando mosaico nessa espécie no País”, informa a pesquisadora da Embrapa Isabel Regina Prazeres de Souza.

Os resultados, publicados no International Journal of Current Research, foram obtidos após análises moleculares realizadas com amostras de tecido foliar, coletadas das plantas que apresentavam sintomas de mosaico. As coletas foram realizadas nas principais regiões produtoras de Minas Gerais nas safras 2014/2015 e 2015/2016.

“Pela primeira vez, identificamos a ocorrência do vírus JGMV infectando, em campo, sorgo granífero e sorgo silageiro no Brasil”, destaca Isabel Souza. As amostras infectadas foram coletadas nos municípios mineiros de Paracatu, na mesorregião Noroeste do estado, e Felixlândia, localizado na mesorregião Central de Minas Gerais (figura 1).


Figura 1. Folha de sorgo expressando sintoma de mosaico devido à infecção por JGMV

Sorgo é o quinto cereal mais cultivado no mundo

O sorgo é um cereal cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo. É considerado o quinto cereal do planeta em produção e em área cultivada, após trigo, arroz, milho e cevada. Segundo o pesquisador da Embrapa José Avelino Santos

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

◄ Leia outras notícias